A melhor idade na ativa

A melhor idade tem procurado cada vez mais se envolver com atividades que fazem bem para o corpo e para a mente. Procuram atividades que vão de encontro ao desejo e dão satisfação. Estudos apontam que ler é um ótimo exercício para a memória, mas caso a pessoa não tenha o hábito ou gosto de ler livros, é possível treinar a mente lendo notícias, pequenas crônicas ou procurar outras atividades, como assistir a um filme com legenda, fazer palavras cruzadas, desenvolver tarefas manuais ou jogos.

É o caso da professora voluntária Elisabeth Kalinay Natalino, a Beth. Além de professora voluntária nas aulas de macramê – uma espécie de linha que se entrelaça formando desenhos, ela tem o hábito de fazer palavras-cruzadas. “Toda a atividade para ativar a mente, é ótima”, afirma.

Vânia Maria Alves de Oliveira, 63, é aluna de Beth. “Gosto muito de aprender coisas novas, porque é um desafio”, revela. Vânia preenche a semana inteira com atividades que a ocupam e a mantém na ativa. “Faço crochê, bordado, pintura. Tudo requer atenção”, completa. Terezinha Caetano, também mantém-se concentrada nos pontos do macramé. “Isso exige concentração”, justifica.

Teresinha Caetano na aula de macramé: "Isso exige concentração" (Foto: A COMARCA)

Realizar uma pequena reunião com amigos pode ser uma ação também que estimula a memória da terceira idade. Muitos em Mogi Mirim tem como ponto de encontro o Pró-Idoso – um espaço público, da Prefeitura Municipal, onde realizam-se atividades físicas, lúdicas e educacionais com as pessoas idosas.

Tereza Maria Mateoli Alves, 73, começou a frequentar o espaço há pouco tempo. É o caso também de Leonilda Alves dos Santos, 72. O espaço é uma oportunidade também de encontros e convivência para elas. Ampliar o círculo de amigos e locais para se frequentar também são estimulantes para a memória. Iniciar um curso, um antigo desejo do passado: novos desafios são estimulantes para a memória e a autoestima.

Maria de Lourdes Caiuby, 72, já percebeu o benefício dessa atividade e frequenta aulas de inglês e informática. “Nas aulas de inglês, recordo bastante os tempos de escola”, afirma. “How are you?”, sorri, arriscando um diálogo em outro idioma.

Arrumar fotos e colocá-las em um álbum são estimulantes: quantas lembranças surgem! Escrever sobre elas à mão ou no computador é uma atividade prazerosa, motivadora e estimula a memória.Genoveva Aparecida Stort, 65, é uma artista. Confecciona bolsa de crochês e faz desse hábito uma atividade prazerosa.
Antônia Etelvina do Nascimento, 69, além das atividades físicas, gosta de participar da fanfarra e integra um coral.

PRÓ-IDOSO
O Pró-Idoso trata-se de um local de atendimento voltado especificamente aos idosos, com intuito de garantir mais qualidade de vida à Melhor Idade, que prevê várias ações como: projetos educativos, eventos sociais, eventos culturais, atividades físicas, ambulatório de gerontologia e fisioterapia. O local que passa a ser um dos mais importantes serviços no atendimento aos idosos surgiu da parceria entre a Prefeitura Municipal e o Instituto Coronel João Leite. Endereço: à Avenida Adib Chaib, número 2.250, no Centro.


DICAS PARA ORGANIZAÇÃO
Fazer uma lista de telefones importantes e colocar em lugar visível.
Manter um caderno e lápis ao lado do telefone, e na bolsa, para anotar recados e lembretes.
Ligar para casa e deixar recados na secretária eletrônica para se lembrar de tarefas e compromissos.
Ter um calendário com números grandes em lugar visível, para consulta.
Marcar no calendário as atividades, aniversários, viagens e outros compromissos.
Usar agenda sempre e anotar compromissos de maneira organizada.
Colocar avisos para se lembrar de trancar portas, fechar janelas, desligar o fogo e apagar as luzes.
Estabelecer um lugar da casa para guardar pertences.
Manter a vista lembretes sobre coisas a fazer: telefonemas a dar, contas a pagar, consultas médicas, datas importantes. Onde? Por exemplo, na porta da geladeira.
Usar alarmes (em despertadores ou celulares) para se lembrar de uma atividade ou compromisso fora ou dentro de casa.

Da Redação

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Scroll to top