A melhor idade tem procurado cada vez mais se envolver com atividades que fazem bem para o corpo e para a mente. Procuram atividades que vão de encontro ao desejo e dão satisfação. Estudos apontam que ler é um ótimo exercício para a memória, mas caso a pessoa não tenha o hábito ou gosto de ler livros, é possível treinar a mente lendo notícias, pequenas crônicas ou procurar outras atividades, como assistir a um filme com legenda, fazer palavras cruzadas, desenvolver tarefas manuais ou jogos.
É o caso da professora voluntária Elisabeth Kalinay Natalino, a Beth. Além de professora voluntária nas aulas de macramê – uma espécie de linha que se entrelaça formando desenhos, ela tem o hábito de fazer palavras-cruzadas. “Toda a atividade para ativar a mente, é ótima”, afirma.
Vânia Maria Alves de Oliveira, 63, é aluna de Beth. “Gosto muito de aprender coisas novas, porque é um desafio”, revela. Vânia preenche a semana inteira com atividades que a ocupam e a mantém na ativa. “Faço crochê, bordado, pintura. Tudo requer atenção”, completa. Terezinha Caetano, também mantém-se concentrada nos pontos do macramé. “Isso exige concentração”, justifica.
![]() |
Teresinha Caetano na aula de macramé: "Isso exige concentração" (Foto: A COMARCA) |
Realizar uma pequena reunião com amigos pode ser uma ação também que estimula a memória da terceira idade. Muitos em Mogi Mirim tem como ponto de encontro o Pró-Idoso – um espaço público, da Prefeitura Municipal, onde realizam-se atividades físicas, lúdicas e educacionais com as pessoas idosas.
Tereza Maria Mateoli Alves, 73, começou a frequentar o espaço há pouco tempo. É o caso também de Leonilda Alves dos Santos, 72. O espaço é uma oportunidade também de encontros e convivência para elas. Ampliar o círculo de amigos e locais para se frequentar também são estimulantes para a memória. Iniciar um curso, um antigo desejo do passado: novos desafios são estimulantes para a memória e a autoestima.
Maria de Lourdes Caiuby, 72, já percebeu o benefício dessa atividade e frequenta aulas de inglês e informática. “Nas aulas de inglês, recordo bastante os tempos de escola”, afirma. “How are you?”, sorri, arriscando um diálogo em outro idioma.
Arrumar fotos e colocá-las em um álbum são estimulantes: quantas lembranças surgem! Escrever sobre elas à mão ou no computador é uma atividade prazerosa, motivadora e estimula a memória.Genoveva Aparecida Stort, 65, é uma artista. Confecciona bolsa de crochês e faz desse hábito uma atividade prazerosa.
Antônia Etelvina do Nascimento, 69, além das atividades físicas, gosta de participar da fanfarra e integra um coral.
PRÓ-IDOSO
O Pró-Idoso trata-se de um local de atendimento voltado especificamente aos idosos, com intuito de garantir mais qualidade de vida à Melhor Idade, que prevê várias ações como: projetos educativos, eventos sociais, eventos culturais, atividades físicas, ambulatório de gerontologia e fisioterapia. O local que passa a ser um dos mais importantes serviços no atendimento aos idosos surgiu da parceria entre a Prefeitura Municipal e o Instituto Coronel João Leite. Endereço: à Avenida Adib Chaib, número 2.250, no Centro.
DICAS PARA ORGANIZAÇÃO
• Fazer uma lista de telefones importantes e colocar em lugar visível.
• Manter um caderno e lápis ao lado do telefone, e na bolsa, para anotar recados e lembretes.
• Ligar para casa e deixar recados na secretária eletrônica para se lembrar de tarefas e compromissos.
• Ter um calendário com números grandes em lugar visível, para consulta.
• Marcar no calendário as atividades, aniversários, viagens e outros compromissos.
• Usar agenda sempre e anotar compromissos de maneira organizada.
• Colocar avisos para se lembrar de trancar portas, fechar janelas, desligar o fogo e apagar as luzes.
• Estabelecer um lugar da casa para guardar pertences.
• Manter a vista lembretes sobre coisas a fazer: telefonemas a dar, contas a pagar, consultas médicas, datas importantes. Onde? Por exemplo, na porta da geladeira.
• Usar alarmes (em despertadores ou celulares) para se lembrar de uma atividade ou compromisso fora ou dentro de casa.
Nenhum comentário: