Amigas, animadas e agora maratonistas

Tudo começou através de um desafio. Um grupo de amigas, que sempre estão juntas em busca de realizar atividades físicas para manter a boa forma, resolveu ir mais além. Exercendo profissões diferentes, todas foram em busca de algo novo.

Desafiadas pela professora de educação física e ex-atleta de corrida, Pamela Nakazato, de 27 anos, o grupo de amigas decidiram colocar um objetivo audacioso em suas vidas: participar de meias maratonas e maratonas.

Com o desafio aceito, o grupo iniciou os treinamentos. A rotina diária foi alterada. Os treinos começaram a ter dias e horários estabelecidos. A vida familiar mudou e, mesmo com apoio de muitos, alguns acharam loucura ou exagero do grupo. “Os mais próximos apoiam, mas existem sempre aqueles que acham que é loucura ou exagero”, declara a participante do grupo, Ludmila Bueno, de 35 anos, advogada.

Pamela Nakazato é a técnica da equipe que pretende crescer e admitir também figuras masculinas. Ex-atleta federada em São José dos Campos, a orientadora do grupo não dá moleza e coloca a mulherada para suar. “Não pode dar moleza não. Temos que ter regras e determinação. As competições são sérias e precisamos estar preparadas para elas”, enfatiza a treinadora que está aguardando a chegada de um bebê.

Os treinamentos e a preparação física para a primeira competição durou aproximadamente seis meses. Foi preciso abdicar de alguns prazeres e vontades para manter o condicionamento ideal para o primeiro desafio.

Grupo de amigas se unem para manter a boa forma e praticar esportes (Foto: Marcelo Gotti/A COMARCA)

Animadas, mas um pouco ansiosas e sem saber o que poderiam enfrentar em uma competição oficial, o grupo de amigas embarcaram para o Rio de Janeiro para disputar a primeira Meia Maratona de suas vidas.
A viagem, com sempre acontece quando existe união de muitas mulheres, foi animada e descontraída. O apartamento onde elas ficaram hospedadas, não faltou alegria e muita comilança, mesmo sem o aval da treinadora e da nutricionista que acompanharam o grupo. “Foi uma alegria só. Não faltou bom humor e alguns exageros na comida”, aponta a analista de RH, Marina Teixeira, de 30 anos.

Mesmo tem sem ter combinado previamente, o grupo de amigas mogimirianas disputaram a Meia Maratona do Rio de Janeiro de 21 quilômetros, bem próximas uma das outras.

O que menos importou foi o resultado final, mas sim o companheirismo e amizade construídos durante todo o tempo de treinamento e convivência. “Mudamos fisicamente e para melhor. Fiquei até com as pernas mais bonitas”, brinca uma das participantes do grupo.

Existe um projeto de reunião para treinamentos todas as terças-feiras no Complexo Esportivo “José Geraldo Franco Ortiz”, no Lavapés, a partir das 19h30. A intenção e chamar a atenção de mais participantes, inclusive do público masculino. “Será muito bom a inclusão também de homens na nossa equipe. Vai somar muito para nós”, encerra a técnica Pamela Nakazato.

Na Meia Maratona do Rio de Janeiro, além do acompanhamento de perto da treinadora, o grupo recebeu apoio da Rissato Assessoria de São José dos Campos, onde Pamela já trabalhou.

Agora, o grupo de amigas irá iniciar um treinamento personalizado. Cada uma terá metas e objetivos traçados e, por consequência, um treinamento específico. Nos próximos meses, existe a programação de participar de duas meias maratonas.

Agora, elas devem dar início a treinamentos personalizados, com metas e objetivos (Foto: Marcelo Gotti/A COMARCA)

RESULTADOS

Renata Tieppo, 28 ano - Farmacêutica
Tempo da prova (21k) - 2:01

Gabriela Bella, 35 anos - Comerciante
Tempo da prova (21k) - 2:04

Fernanda Cunha Canto, 40 anos - Dentista
Tempo da prova (21k) - 2:05

Ludmila Bueno, 35 anos - Advogada
Tempo da prova (21k) - 2:05

Marina Teixeira, 30 anos - Analista de RH
Tempo da prova (21k) - 2:05

Elaine Tiriaco, 40 anos - Secretária
Tempo da prova (21k) - 2:20

Sandra Kozar, 40 anos - Enfermeira
Tempo da prova (6k) 37min

Por Marcelo Gotti

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Scroll to top