Aprovação de loteamento da família Zaniboni deve ser analisada pela Câmara

Deverá ser analisado pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal o projeto de lei de regularização do loteamento Jardim Carlos Gomes, na zona Norte da cidade. Os lotes são de propriedade da empresa Napoli Empreendimentos e Participações, cujos sócios são os empresários Christóvão Zaniboni e Cristina Lara Zaniboni.

O projeto de urbanização do bairro seria votado já na sessão da última segunda-feira, 10, com pareceres favoráveis das comissões de Justiça e Redação e Obras, Serviços Públicos e Atividades Provadas. No entanto, por pressão da vereadora Maria Helena Scudeler de Barros (PSDB), a pauta também será analisada pela Comissão de Finanças e Orçamentos.

Vereadora Maria Helena Scudeler de Barros quer analisar o projeto na Comissão de Finanças (Foto: Flávio Magalhães/A COMARCA)

O plano de urbanização do Jardim Carlos Gomes, necessário para a regularização do bairro, é de autoria do prefeito Gustavo Stupp (PDT). Pelo projeto de lei do Executivo, fica dispensada a reserva de 5% da área para uso institucional. A justificativa é de que a população daquele loteamento já é atendida por equipamentos públicos, como a escola técnica (Etec) “Pedro Ferreira Alves”, faculdade de tecnologia (Fatec) “Arthur de Azevedo” e outras áreas públicas num raio de 300 metros.

Pelo projeto de lei, também é dispensada a exigência de que as quadras tenham, no máximo, 200 metros de comprimento. Além disso, o Executivo determina que a empresa Napoli Empreendimentos se comprometa a concluir a infraestrutura faltante no bairro no prazo de dois anos.

“A regularização do núcleo é imprescindível para o resgate da cidadania das famílias ali residentes e também para a regularização das empresas ali estabelecidas”, ressalta o prefeito Gustavo Stupp em mensagem ao Legislativo. O loteamento está classificado como Zona Especial de Interesse Social (ZEIS), onde se podem aplicar normas especiais para acelerar a regularização do local.

O loteamento Jardim Carlos Gomes foi criado na década de 1980 e fica entre a Rua do Tucura e a Avenida Adib Chaib, no bairro do Tucura. Além dos lotes residenciais, possui ainda uma grande diversidade de lotes ocupados por comerciantes, prestadores de serviços e pequenas indústrias.

Por Flávio Magalhães

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Scroll to top