Obras de alargamento da calçada da Rua XV avançam

Dentro do cronograma estabelecido pela Prefeitura, as obras para a revitalização da Rua XV de Movembro, no Centro, estão sendo executadas. Na primeira semana de trabalho, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) efetuou a substituição da rede de água somente na extensão da Rua XV.

No entanto, o piso intertravado que será utilizado na Rua XV facilita uma futura intervenção, uma vez que são placas de fácil remoção. Desde o início da semana, a Prefeitura executa o alargamento da calçada do lado direito da Rua XV.

As sarjetas já foram posicionadas no novo ponto onde será abrigado o novo calçadão da via.
Atualmente, o maior ponto da calçada do lado direito da Rua XV apresenta 1,10 metro de largura, sendo que a área útil é de menos de 40 centímetros, o que dificulta a locomoção de pedestres, especialmente de pessoas com mobilidade reduzida.

Com a revitalização, a calçada ganhará área adicional de 1,90 metro, ampliando a área útil para passagem de pedestres. No lado esquerdo da calçada, serão mantidas as guias e a geometria atual, com demolição do atual pavimento e troca do piso.

Novas sarjetas já foram posicionadas e calçada ganhará mais 1,90 metro (Foto: Marcelo Gotti/A COMARCA)

A empresa Florestana Paisagismo, Construções e Serviços LTDA foi contratada para executar o calçamento de piso permeável e acessível. A pavimentação das calçadas será feita com piso intertravado, que favorece a acessibilidade, a drenagem e a manutenção.

A segunda etapa da revitalização consiste no paisagismo e ornamentação da via. Juntamente com a Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm), a Prefeitura buscará parceiros para viabilizar a instalação de bancos, lixeiras, luminárias e floreiras, através do Programa Adote o Verde, regulamentado por lei municipal.

Durante as obras, o comércio na Rua XV funcionará normalmente, a via será interditada apenas para o tráfego de veículos. Pedestres poderão transitar e realizar suas compras.
As obras devem ser concluídas em meados de novembro para que a população possa usufruir da revitalização durante as compras de Natal.

Por Marcelo Gotti

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Scroll to top