Prefeitura prorroga data e zoológico será reaberto dia 3 de outubro

Mesmo sem ter divulgado de forma oficial, a Prefeitura tinha a intenção de reabrir o Zoológico Municipal no próximo dia 5 de setembro. Mas, em coletiva realizada na tarde da última quarta-feira, 5, a reabertura do espaço foi prorrogada para o próximo dia 3 de outubro.

O zoológico contará com 43 novos recintos, onde os 119 animais, divididos em 23 espécies, serão acomodados. O espaço turístico e de lazer para a população poderá ser visitado aos sábados, domingos e feriados das 9h às 17h.

Escolas municipais serão atendidas as quintas e sextas-feiras em horários agendados previamente. Todas as visitas no zoológico poderão ser efetuadas de forma gratuita.

Por ter que ressarcir o prejuízo ambiental na instalação do gasoduto na cidade, a Petrobrás realizou um investimento de mais de R$ 2,5 mi no Zoológico Municipal. A Prefeitura através de contrapartida, também investiu R$ 1 milhão no espaço turístico.

Prefeitura alega que atraso na reabertura se deu em razão das licenças necessárias (Foto: Divulgação/Prefeitura de Mogi Mirim)

Está previsto a chegada de alguns animais no recinto. Entre as espécies que deverão desembarcar no espaço estão: mico-leão dourado, quati e jacaré. Outras espécies também poderão ser abrigadas no zoológico, com a possibilidade da chegada de uma onça.

O atraso na reabertura do zoológico ocorreu porque a liberação das licenças necessárias para que o espaço pudesse funcionar passou de competência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a Secretária de Meio Ambiente do Estado.

A mudança gerou grande demanda à secretaria, mas a Prefeitura conseguiu agilizar o processo através de algumas ajudas políticas, entre elas, do Deputado Rogério Nogueira (DEM), que acompanhou o Secretário de Governo, Jonas Alves Araújo Filho, para resolver as pendências em São Paulo.

O Zoológico Municipal encontra-se com os portões fechados desde 2010, mas em processo de reforma e ampliação para revitalização desde novembro de 2012. As obras foram finalizadas em abril de 2014, mas o local precisava de uma série de inspeções dos órgãos responsáveis para ter a liberação de funcionamento e acomodar os animais.

Com as reformas e adequações no espaço turistico, as crianças contarão também com um novo playground e os adultos encontrarão um lugar mais arejado para o lazer.

Por Marcelo Gotti

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Scroll to top