Propaganda em quatro rodas

Foi em novembro de 1891 que o primeiro carro motorizado chegou ao Brasil. O modelo Peugeot fora adquirido por um jovem de 18 anos, chamado Alberto Santos Dumont. De lá para cá, o mercado automobilístico começou a crescer, ainda que de forma tímida. Atenta, a empresa Ford decide em 1919 montar uma fábrica em São Paulo. Seis anos depois foi a vez da General Motors.

Mas a grande impulso que o setor precisava só veio mesmo na segunda metade dos anos 1950, com o presidente Juscelino Kubitschek. Em 1956 foi inaugurada, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, a primeira fábrica de caminhões com motor nacional da Mercedes-Benz. Em 1959, a alemã Volkswagem também montou sua linha de produção em solo brasileiro.


Graças a esse cenário, o anos 1960 foram extremamente positivos para a indústria de veículos. E isso se refletia na publicidade. Hoje, A COMARCA traz uma seleção de anúncios publicados neste jornal há cerca de 50 anos que evidenciam a boa fase das montadoras. Em destaque, as concessionárias Jovira e Irmãos Davoli.








Por Flávio Magalhães

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Scroll to top