Calor chega a quase 42º C à sombra no centro de Mogi

O calor bateu recorde nesta quinta e sexta-feira, dias 15 e 16, chegando perto dos 42 graus Celsius à sombra, em ruas do centro da cidade, refletindo a sensação térmica provocada pelo reflexo da luz solar no asfalto e nas edificações. As estações meteorológicas da região, do Ciiagro em Mogi Mirim e do Inmet em Itapira, registraram 38,2 ºC.

Temperaturas foram subindo ao longo da semana e bateram recorde (Foto: Flávio Magalhães/A COMARCA)

As temperaturas foram subindo ao longo da semana, repetindo o calor da sexta-feira na semana anterior, depois de um final de semana mais ameno. Na quinta e sexta foram atingidas as máximas mais altas, repetindo em dois dias o mesmo calor. À noite as temperaturas também demoraram a cair, tanto que à meia noite de quinta-feira os termômetros marcavam 28 ºC, caindo para a mínima de 22 ºC na madrugada.
Para este final de semana, as previsões são de que o calor diminua, voltando a ser intenso entre terça e sexta-feira com alguma possibilidade chuva a partir de quarta.

CHUVAS

Depois de um setembro chuvoso, com índices que superaram os 155 mm³, ou seja, 155 litros de água por metro quadrado, muito acima da média de 60 mm, o quarto maior em 51 anos, em outubro ainda não choveu, e segundo as previsões somente na última semana devem ser registradas chuvas mais intensas, provavelmente a partir do próximo sábado, dia 24.

A média histórica de chuva em outubro é de 122 mm, que dificilmente será atingida neste ano. Em 2014, na grande seca, foram apenas 15 mm de precipitação.

Por Ricardo P. Azevedo

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Scroll to top