Zoo recebe mais de 30 mil visitantes no primeiro final de semana

Mais de 30 mil pessoas visitaram o Zoológico Municipal de Mogi Mirim nesse primeiro final de semana após a reabertura do local. As informações preliminares são do secretário de Sustentabilidade Ambiental, Wilson Rogério da Silva. Além dos mogimirianos, foram registrados também diversos visitantes de Mogi Guaçu, Itapira, Conchal e Holambra.

A movimentação foi intensa, principalmente no domingo, 04.Durante a tarde, todas as ruas próximas ao portão de entrada do Zoo estavam completamente lotadas de veículos. Lugares para estacionar eram encontrados somente a aproximadamente 500 metros de distância.

Reabertura do Zoo causou congestionamento na Avenida 07 de Setembro, no domingo (Foto: Flávio Magalhães/A COMARCA)

A reinauguração do Zoo ocorreu na manhã de sábado, 03, atraindo milhares de pessoas. Na ocasião, o prefeito Gustavo Stupp (PDT) enalteceu a reabertura do local, fechado há seis anos. “Tenho certeza que a maioria dos mogimirianos está feliz hoje”, afirmou. Stupp minimizou as vaias que recebeu durante o evento, atribuindo o fato a “infiltrados” da oposição. “As palmas foram maiores”, rebateu o chefe do Executivo.

Inicialmente, a visitação ao Zoo por parte da população será permitida aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h, para que os animais, que passaram os últimos anos sem contato com os seres humanos, sejam acostumados com a presença das pessoas. A entrada é gratuita.

Prefeito Gustavo Stupp, acompanhado de assessores, fez um breve passeio pelo Zoo (Foto: Flávio Magalhães/A COMARCA)

A expectativa é que, gradativamente, os dias de visitação do público sejam ampliados, de modo que os animais se adaptem à movimentação de visitantes. Já as visitas de grupos escolares serão feitas às quintas e sextas-feiras. Ao todo, 2.644 alunos da rede pública municipal deverão visitar o zoo até o final do ano.

Mais recintos foram construídos já prevendo a ampliação do plantel e por isso, neste primeiro momento, alguns espaços estão vazios, segundo a Prefeitura. Em breve, o Zoo de Mogi Mirim deverá receber três micos-leão-de-cara-dourada do Rio de Janeiro.

Ararajuba e papagaio-verdadeiro estão entre as espécies do Zoológico de Mogi Mirim (Foto: Flávio Magalhães/A COMARCA)
Além de apreciar os animais e entrar em contato com a natureza, a população pode desfrutar de áreas sombreadas com novos quiosques para piqueniques, inclusive em torno do lago, playground, mirante e pistas de caminhada que são verdadeiros convites à prática de atividades físicas.

O espaço de educação ambiental, inaugurado em outubro de 2013, voltará a receber alunos para aulas sobre práticas sustentáveis. O Zoológico Municipal ganhou ainda um prédio administrativo e uma área de suporte para funcionários. A equipe de manutenção conta com biólogos, professor de ciências, auxiliar de administração, tratadores de animais, ajudantes gerais, pedreiros e serventes.

Por Flávio Magalhães

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Scroll to top