Tire suas dúvidas sobre o Cartão Cidadão

O cadastro para o Cartão Cidadão vem gerando dúvidas na cabeça dos mogimirianos. O processo de cadastramento continua diariamente no Centro Cultural de Mogi Mirim. Após reclamações, a equipe de profissionais foi ampliada e o fluxo de atendimentos ocorre de maneira mais organizada.

Para esclarecer as principais dúvidas, A COMARCA pediu à Prefeitura algumas informações sobre o Cartão Cidadão, que foram reunidas na lista abaixo.

Novo cartão da Prefeitura tem confundido munícipes recentemente (Foto: Flávio Magalhães/A COMARCA)


PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O CARTÃO CIDADÃO


Para que serve o Cartão Cidadão?

De acordo com a Prefeitura, o objetivo é estabelecer a integração entre os diversos setores da Administração Municipal, como Saúde, Educação, Assistência Social, Agricultura, Esporte, Cultura, dentre outros. O Cartão Cidadão é necessário, por exemplo, para o atendimento no Pró-Idoso, na Biblioteca Municipal, nos serviços de Assistência Social e, em breve, para a Tarifa Social.

Eu já tenho o cartão SUS, preciso fazer o Cartão Cidadão?

Sim. Para ter acesso ao atendimento dos serviços realizados pelo município, já é necessário ter o Cartão Cidadão, que vem com o seu número de registro do SUS impresso no próprio cartão. A Prefeitura alega que o atendimento com esse cartão pode ser feito em todo o país, mas não é recomendável descartar o seu Cartão SUS.

Sou obrigado a ter o Cartão Cidadão?

Segundo a Prefeitura, o munícipe que não possuir o Cartão Cidadão não terá direito a serviços municipais, como por exemplo, atendimento no Pró-Idoso, Biblioteca, serviços da Assistência Social.

Tenho que pagar alguma coisa para ter o Cartão Cidadão?

Não. O Cartão Cidadão é fornecido gratuitamente.

Quanto tempo demora para ficar pronto?

Você deve primeiramente fazer um agendamento no Centro Cultural, ou seja, escolher a melhor data e o melhor horário para ser atendido. Os agendamentos ocorrem na parte da manhã, com a distribuição de 100 senhas, e no período da tarde, a partir das 13h30, com mais 50 senhas. Depois, é preciso comparecer na data e no horário que você marcou, levando os documentos necessários. O cartão fica pronto na hora. Se necessário, a Prefeitura fornece um atestado de comparecimento para pessoas que necessitam comprovar a saída do trabalho.

O que devo levar para fazer o cartão?

O Cartão Cidadão é  feito no Centro Cultural, localizado à Avenida Santo Antônio, 430 – Centro, das 8h às 17h. Para o agendamento de uma data e horário para retirar o cartão, é necessário somente o RG. Já no momento em que o atendimento já estiver agendado, leve o RG, o CPF e um comprovante de residência atualizado.

O cadastro ocorre também nas residências?


Não. A população deve ficar alerta, já que aproveitadores vêm utilizando a desculpa de realizar o cadastro para o Cartão Cidadão nas próprias residências, o que é mentira. O cadastro do Cartão Cidadão acontece exclusivamente no Centro Cultural. Nas últimas semanas, A COMARCA noticiou um caso em que falsas agentes de saúde roubaram uma residência, enganando a vítima sob o pretexto de que deveriam trocar o Cartão SUS pelo Cartão Cidadão.

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Scroll to top