Os reparos no córrego do Lavapés, ao lado da Avenida Luiz Gonzaga de Amoedo Campos, na Vila São José, foram iniciados pela Prefeitura. Pedaços de concreto e de terra foram levados pelo alto volume de chuva que caiu na cidade no dia 25 de dezembro. Foram mais de 30 mm de água em apenas 40 minutos. Desde então a Defesa Civil vem monitorando a área.
Os funcionários da Secretaria de Obras e Serviços utilizaram uma retroescavadeira para retirar o material. Após isso, a secretaria deverá iniciar as obras de reparo, para evitar que o problema seja agravado. A via foi interditada até o término dos serviços.
A primeira etapa deverá ser a estabilização do talude, ou seja, da terra localizada abaixo da calçada que foi danificada pela correnteza. Num segundo momento, as obras para a construção de uma espécie de muro de arrimo deverá ser feita.
Foram iniciados reparos no córrego do Lavapés, destruído pela chuva no Natal (Foto: Nelson Peliche/Prefeitura de Mogi Mirim) |
Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Mogi Mirim, Elaine Navarro, choveu 35,5 milímetros em apenas 40 minutos, o que fez com que diversos pontos fossem alagados e parte do córrego destruído. “A água subiu muito e entrou em algumas fissuras que haviam ao lado do córrego e a pressão fez com que esse concreto se desprendesse”, explicou.
Também foi realizado o reparo de uma calçada na esquina entre a Avenida Luiz Gonzaga de Amoedo Campos e a Rua Dona Sinhazinha. Próximo a esse local, rachaduras surgiram no asfalto. O trânsito nesse trecho também foi bloqueado.
Por Flávio Magalhães
Nenhum comentário: