Lançamento de livro movimenta Parque das Laranjeiras

O lançamento do livro-reportagem “Eterna Promessa – os caminhos tortuosos dos moradores do Parque das Laranjeiras” colocou o bairro da zona Leste em destaque na tarde do último sábado, 12. O evento realizado no Projeto Maguila atraiu público considerável, dentre os quais, até autoridades municipais de Mogi Mirim.

De autoria do jornalista Flávio Magalhães e publicado pela Editora Ixtlan, “Eterna Promessa” traça um panorama completo sobre o loteamento irregular de um milhão de metros quadrados localizado no extremo leste do município. O lançamento oficial, no próprio Laranjeiras, foi considerado positivo pelo autor.


Novos eventos de divulgação devem ser promovidos nas próximas semanas para a divulgação de “Eterna Promessa”, incluindo uma manhã de autógrafos na Praça Rui Barbosa. Datas ainda serão definidas.
Resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para a Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, o livro-reportagem relata o cotidiano de uma população marginalizada, condenada a um ciclo de miséria, que vive sem o mínimo de infraestrutura básica há mais de três décadas.

Outro grande mérito do trabalho foi a ampla pesquisa documental, que permitiu um embasamento preciso sobre o complexo e conturbado processo de formação do Parque das Laranjeiras, que chegou a ser anulado nos anos 1980.

O livro-reportagem privilegiou um modelo que, embora não linear, é capaz de relatar a trajetória do Parque das Laranjeiras de uma forma que proporciona ao leitor total entendimento dos fatos. Em suas 100 páginas, há ênfase nas fotografias, que foram valorizadas pelo tratamento em preto e branco e pela impressão em página inteira.

Exemplares podem ser adquiridos diretamente com o autor ou através do email flaviomagalhaes@outlook.com. O livro custa R$ 25 e também está disponível no site da Editora Ixtlan, por R$ 29.

Da Redação

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Scroll to top