Revitalização de praças centrais ganha força

O movimento pela revitalização das praças São José, Rui Barbosa e Floriano Peixoto começa a ganhar força em Mogi Mirim. Uma reunião realizada na manhã da última terça-feira, 19, avançou consideravelmente nesse sentido ao traçar prioridades e debater alternativas para o projeto que pretende dar nova cara aos jardins centrais de Mogi Mirim.

Para a Praça Floriano Peixoto, o Jardim Velho, as principais mudanças serão no entorno da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, que neste ano completa o primeiro centenário de sua grande reforma. A vontade da Paróquia de São José, responsável pelo templo, é fechar a rua da igreja para o trânsito de carros, mantendo apenas acessos laterais para moradores da região.

O Padre Nelson Antonio Demiciano, atual Pároco de São José de Mogi Mirim, defende a construção de uma boulevard em frente a Igreja do Carmo, para favorecer a acessibilidade ao local e evitar tráfego de veículos pesados, o que prejudica a estrutura do já centenário templo católico.

O arquiteto e ex-vereador Hélvio Guateli aprovou a sugestão do padre Nelson e foi além, cobrando uma profunda reforma na praça. “Esse jardim parece jardim de cemitério, mais do que qualquer outra coisa”, criticou. “Não é uma troca de piso que vai revitalizar isso, a praça precisa ser devolvida ao povo”, acrescentou.


Representada pelos secretários de Governo, Antonio Camilotti Júnior, e de Planejamento e Mobilidade Urbana, Beatriz Gardinali, a Prefeitura informou que teve seus projetos de revitalização do Jardim Velho, como o Rota Acessível, frustrados pela crise financeira. No entanto, a Administração Municipal se comprometeu orçar novos projetos e estudar a capacidade de captar recursos.

MATRIZ
A reforma da praça símbolo de Mogi Mirim também esteve em pauta. Guateli defendeu que a revitalização não faça distinção entre Rui Barbosa e São José. Foi em 1980, durante o governo do ex-prefeito Ricardo Brandão, que a rua que separava os jardins foi extinta, unificando as praças.
O arquiteto fez duras críticas ao estado atual da Rui Barbosa. “Está velha, está decadente, feia, não atrai ninguém. Imagine essa praça sem a igreja”, avaliou. “Hoje, praça e igreja estão divorciados. Precisamos revitalizar culturalmente antes de pensar em piso e tijolo”, disse, incentivando a produção cultural no Centro da cidade.

Guateli ainda cobrou iniciativa da Prefeitura. “Recurso [financeiro] existe, nós que não sabemos utilizar”, pontuou. “Não basta levar um papel com a assinatura do prefeito [ao governo federal], leve um projeto”, sugeriu ao secretário municipal de Governo.

A vereadora Maria Helena Scudeler (PSB) sugeriu que os bancos localizados na praça (Itaú e Banco do Brasil) também contribuam financeiramente com o projeto de revitalização. “A igreja está fazendo a parte dela, cuidando dos dois maiores patrimônios da cidade”, encerrou padre Nelson, em referência a Igreja do Carmo e a Matriz de São José.

ÁRVORES
O corte de árvores na Praça São José e Rui Barbosa foi descartado pela Prefeitura, que se comprometeu a intensificar a manutenção no local. Recentemente, as árvores passaram por um processo de poda. Padre Nelson revelou que há preocupação por parte de algumas pessoas. “Há quem diga que as árvores estão comprometidas, mas não tenho nenhum laudo em mãos dizendo que elas estão colocando as pessoas em risco”, afirmou.

MONUMENTO
Por sugestão do vereador Luiz Guarnieri (PSB), o monumento em homenagem aos pracinhas de Mogi Mirim que combateram na Segunda Guerra Mundial pode ser transferido para o Tiro de Guerra (TG). Atualmente, a peça está ao lado da Igreja Matriz.

O Centro de Documentação Histórica (Cedoch) se posiciona a favor, de acordo com o historiador Valter Poletini, desde que seja construído um museu no TG, em homenagem à Revolução de 1932 e às Forças Expedicionárias Brasileiras (FEB). O sub-tenente Roberth Gonçalves do Santos também aprovou a ideia. “Para nós seria muito interessante, poderíamos associar a uma instituição militar como ponto turístico”, sugeriu.

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Scroll to top