Vacinação contra H1N1 começa dia 30

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde já está organizando a Campanha de Vacinação contra o vírus da gripe H1N1, que terá início no final do mês, no dia 30. Embora haja suspeitas, a Prefeitura garantiu que ainda não há casos confirmados da doença em âmbito municipal. Na semana passada, A COMARCA noticiou a morte de um mogimiriano residente em Holambra com suspeita de ter contraído o vírus.

A Secretaria de Saúde vem realizando orientações para que os profissionais da rede estejam atentos para os casos suspeitos. O município já disponibiliza a medicação específica para os casos em que há indicação de uso, além de colher e enviar exames de pacientes graves, que estão internados.

Nas escolas municipais de Mogi Mirim, os alunos poderão utilizar os frascos de álcool em gel adquiridos pela Prefeitura que serão distribuídos nos próximos dias nas unidades. São 2,5 mil frascos no total, previstos para durar dois meses.

De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento foram registrados 444 casos de H1N1 em todo o Brasil, sendo 71 mortes. O maior número de casos foi registrado em São Paulo, com 55 óbitos. Os casos já são três vezes maior se comparado ao mesmo período de 2015, quando foram registradas 36 mortes por H1N1 no país.

A síndrome se caracteriza por febre, tosse e desconforto respiratório. A vacinação contra influenza é a intervenção mais importante na redução do impacto da doença. O Ministério da Saúde já iniciou a entrega das vacinas aos estados, que realizam a distribuição aos municípios. A campanha de vacinação acontece em todo o país do dia 30 de abril (com mobilização especial em todo o país) até 20 de maio.


Da Redação


Nenhum comentário:

Leave a Reply

Scroll to top