Fatec ganha equipamento de R$ 350 mil

Foi instalado nessa semana na Faculdade de Tecnologia (Fatec) “Arthur de Azevedo” um analisador fixo de metais usado principalmente para testes de materiais em fundições e para inspeções de entrada e saída em indústrias. O equipamento custa aproximadamente R$ 350 mil e foi adquirido pelo Centro Paula Souza.

Denominado Spectromaxx, ele determina todos os elementos químicos usados na indústria de metais, incluindo análise de traços de carbono, fósforo, enxofre e nitrogênio. Essa análise geralmente é feita em menos de um minuto. “Se houver mais ou menos um metal, será detectado” explicou Rogério Assae, representante da empresa Spectro, que desenvolve a máquina.

Esse tipo de equipamento é importante para verificar se os metais utilizados pelas empresas realmente correspondem ao que elas precisam. Indústrias da região utilizam essa tecnologia, agora disponível aos estudantes de Projetos Mecânicos e Mecânica Industrial da Fatec, que poderão ter essa experiência prática nas salas de aula.

No início da semana, os professores Hudson Pereira, Marcelo Caetano Vieira, Leonar Garcia, além do coordenador do curso de Projetos Mecânicos, Paulo Eduardo de Moraes, receberam treinamento para manipular o equipamento e transmitir os conhecimentos aos estudantes da faculdade.


Nenhum comentário:

Leave a Reply

Scroll to top