Vacinação contra H1N1 termina na sexta

Será encerrada na sexta-feira, 20, a Campanha de Vacinação contra o vírus da gripe H1N1. A expectativa é imunizar 80% da população dos grupos de risco, o que representa cerca de 24 mil munícipes. A vacinação ocorre, em geral, das 8h30 às 16h30, nas 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos dois Programas Saúde da Família (PSFs).

Portadores de doenças crônicas ainda podem receber a vacina. Poderão se imunizar portadores de diabetes; de doenças imunossupressoras; doenças crônicas como: respiratória, cardíaca, renal, hepática, neurológica; obesos (será feita uma triagem pela equipe de enfermagem) e transplantados.

Foto: Everton Zaniboni/Prefeitura Municipal de Mogi Mirim

Esses pacientes, antes de serem vacinados, deverão apresentar relatório médico ou receita de medicação de uso contínuo como comprovante para receber a vacina. Um esquema especial foi montado na maioria das Unidades Básicas de Saúde de Mogi Mirim, com a vacinação sendo aplicada na área externa dos postos, de modo a não prejudicar o funcionamento de rotina das unidades de saúde.

Para os demais grupos prioritários, a vacinação começou em 30 de abril, “Dia D” da Campanha. A procura foi alta nas UBSs, que tiveram que fechar antes do previsto, ao encerrar as sete mil doses das vacinas. A campanha recomeçou após retirada de um novo lote com mais sete mil doses.

A procura também foi crescente e a vacinação continuará até esgotarem os estoques. Mais doses – o município tem direito a um total de 24 mil – deverão ser utilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde na próxima semana.

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Scroll to top