EDITORIAL: Centenas de motivos para comemorar

Este dia 05 é de comemoração. A COMARCA completa nesta data 116 anos de circulação ininterrupta. Sem dúvidas, um marco para o município de Mogi Mirim, que ao lado de Araras, Pindamonhangaba, Rio Claro, Piracicaba, Santos e da capital São Paulo, figura como uma das cidades paulistas que contam com um periódico centenário.

A COMARCA nasceu do sonho do jornalista Francisco Cardona em produzir um jornal independente, que lutasse pelo desenvolvimento da cidade e de seu povo, em oposição aos periódicos políticos que predominavam naquele final de século XIX. E essa luta pelo progresso se tornou a marca deste centenário, que hoje é patrimônio dos mogimirianos.

Políticos e partidos passam. Somente o povo permanece. Por isso A COMARCA alcançou tamanha longevidade. Ao escolher o lado da população e não se curvar às autoridades, Cardona definiu o DNA de A COMARCA. Linha essa mantida por Francisco Piccolomini, Arthur de Azevedo e Ricardo Piccolomini de Azevedo, e agora com Gilmar Bueno de Carvalho Júnior, o novo proprietário do jornal.

Tamanha credibilidade surte efeito natural junto aos leitores. Em apenas um mês de circulação, Cardona conseguiu quase 600 assinantes na Mogi Mirim de 1900. Hoje, A COMARCA é o jornal mais lido da cidade, chegando semanalmente aos lares de milhares de famílias mogimirianas, levando informação de qualidade.

Ao longo de sua centenária trajetória, 12 mil edições foram impressas. Durante dez anos, de forma diária, colocando em prática o velho sonho do jornalista Arthur de Azevedo, que cumpriu bravamente o desafio de proporcionar a Mogi Mirim um jornal que circulava todos os dias da semana. Hoje, A COMARCA permanece na consagrada fórmula de publicação semanal, reunindo no sábado todas as notícias que o cidadão precisa saber.

Mas como o mundo é dinâmico, a notícia não tem hora para acontecer. Por isso A COMARCA, mais uma vez de forma pioneira, mantém há 20 anos o portal www.acomarca.com.br, onde as notícias mais relevantes são publicadas em primeira mão. O sucesso é incontestável. Nos últimos seis meses, o site do jornal atingiu a expressiva marca de meio milhão de acessos.

A audiência comprova que A COMARCA conseguiu junto aos internautas a mesma credibilidade que conquistou em seus 116 anos de mídia impressa. Nas redes sociais, são aproximadamente 20 mil seguidores. Nenhum outro veículo de imprensa de Mogi Mirim atingiu tal marca.

Os impressionantes números também evidenciam a importância dos leitores nessa história de sucesso, pois a parceria entre público e imprensa é a grande responsável pelo sucesso do periódico. Se Mogi Mirim nasceu da bravura dos paulistas, A COMARCA cresceu na bravura dos mogimirianos.


Nenhum comentário:

Leave a Reply

Scroll to top