Livro retrata trajetória dos italianos em Mogi

A contribuição dos imigrantes italianos para o desenvolvimento de Mogi Mirim e das cidades da Baixa Mogiana está agora reunida em livro. “Italianos em Mogi Mirim”, escrito por Carmen Lúcia Bridi e Sérgio Romanello Campos (in memorian) traça a trajetória dos imigrantes da Itália para o município mogimiriano e relata a origem de algumas tradicionais famílias da cidade.

“O objetivo inicial foi deixar registrado as famílias que passaram por Mogi Mirim e seus descendentes”, explicou Carmen para a reportagem de A COMARCA. Essa iniciativa é antiga. Desde os anos 2000, segundo a autora, há registros da hoje extinta Associação de Cultura Ítalo-brasileira em Mogi Mirim sobre a produção de um livro para esse fim.

De lá para cá as pesquisas continuaram, mas com alguns contratempos e interrupções. O professor Sérgio Romanello Campos faleceu em 2005, porém deixou várias anotações que puderam ser aproveitadas na obra. Por fim, o livro relata muito mais do que a origem das famílias italianas em Mogi, abordando questões como núcleos colônias e a legalização dos estrangeiros.



Bem ilustrada, a obra pode ser entendida como uma mostra da contribuição dos italianos e seus descendentes para o desenvolvimento econômico, sociocultural e geográfico de Mogi Mirim e região. Entre suas principais fontes estão o centenário jornal A COMARCA e o periódico A Gazeta de Mogy-Mirim, que circulou de 1886 a 1893.

“Italianos em Mogi Mirim” traz, por exemplo, a relação de imigrantes registrados pela Delegacia de Polícia da cidade, levantamento dos comércios mantidos pelas famílias e, claro, a origem de algumas delas, vindas da Itália e aqui estabelecidas. Foram 44 relatos ao todo.

Como o território mogimiriano era muito extenso há décadas atrás, dando origem a diversas cidades posteriormente, o livro aborda o passado não só de famílias que aqui residem, mas também de Mogi Guaçu, Conchal, Itapira e Jaguariúna, antigos distritos de Mogi Mirim. “Contando a história desses italianos, contamos também a história da cidade e da região", resume a autora.

LANÇAMENTO
O lançamento oficial de “Italianos em Mogi Mirim” ocorre no próximo dia 16, a partir das 20 horas, na sede da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm). Na ocasião, além de uma noite de autógrafos com a autora Carmen Lúcia Bridi, a obra estará com um preço promocional.

Quem não puder comparecer ao lançamento pode adquirir o livro posteriormente em três pontos de venda na cidade: a livraria Mojilivros, a papelaria Papiro e a Banca São José, todos na região central de Mogi Mirim.

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Scroll to top