Por Flávio Magalhães
A comunidade católica de Mogi Mirim celebrou unida na manhã da última quinta-feira, 15, o dia de Corpus Christi, oportunidade em que solenemente a Igreja comemora o chamado Santíssimo Sacramento da Eucaristia.
A programação foi realizada em conjunto entre as sete paróquias da cidade (São José, Santa Cruz, São Benedito, Senhor Bom Jesus, Imaculada Conceição, São Joaquim e Sant’ana e São Pedro), que optaram por uma missa única, que teve início logo às 08 horas da manhã.
As baixas temperaturas registradas em Mogi Mirim desde de o final de semana passado não espantaram os fiéis, que compareceram em peso na Praça Duque de Caxias, em frente à Igreja de São Benedito, para acompanhar a missa campal realizada pelo bispo da diocese de Amparo, Dom Luiz Gonzaga Fechio.
![]() |
Dom Luiz Gonzaga presidiu a missa acompanhado dos sacerdotes da diocese |
Com a benção de Dom Luiz Gonzaga e dos padres Nelson, Charles, André, Alexandre e Francisco, além dos freis Cristiano, Paulo e França, a comunhão foi dada ao numeroso público presente na Praça Duque de Caxias. Em seguida, o Santíssimo Sacramento da Eucaristia seguiu em procissão pelas ruas centrais.
De acordo com a tradição católica, a data de Corpus Christi é a única em que o Santíssimo sai das igrejas para a procissão. Uma corrente de orações e de cantos de louvor se formou pelas principais vias de Mogi Mirim, pelo Jardim Velho, até chegar na Praça Rui Barbosa, onde outras centenas de fiéis aguardavam o cortejo religioso.
O Santíssimo foi colocado em um altar preparado nas escadarias da Igreja Matriz de São José. No chão da praça era possível notar o resquício de uma tradição católica que há muito não se via em Mogi Mirim: os tapetes coloridos, feitos de serragem e flores. Já no final da manhã, Dom Luiz Gonzaga deu a benção final aos fiéis, encerrando a celebração.
![]() |
Encerramento
da celebração se deu nas escadarias da Igreja Matriz de São José
|
Nenhum comentário: