Por Flávio Magalhães
A morte de um rapaz de 32 anos no último mês de agosto enquanto praticava exercícios físicos em uma academia de Mogi Mirim causou espanto não só entre seus familiares e amigos. Os que souberam do acontecido também ficaram surpresos, principalmente pelo fato do jovem ser aparentemente saudável, praticante de exercícios há alguns anos.
Embora nesse caso, em específico, a prática do crossfit (programa intenso de treinamento e condicionamento físico) tenha sido descartada como fator determinante para a morte do rapaz, fatos como esse trazem à tona entre a população os riscos da prática de exercícios sem orientação profissional. Infartos e mortes súbitas em academias foram registrados neste ano em cidades da região, como Limeira e Piracicaba.
“Toda vez que se for iniciar a prática de exercícios físicos, é necessária uma avaliação cardiológica, para traçar o perfil do paciente”, alerta o cardiologista Fábio da Cunha Balbão, especialista em Cardiologia no Esporte. Esse perfil é baseado em características genéticas, hábitos de vida (como o fumo), peso e idade. “A partir disso é definido o tipo de avaliação. Às vezes um eletrocardiograma é suficiente, mas em outros casos é preciso um exame mais detalhado”, explicou para a reportagem de A COMARCA.
Balbão lembra que exames são necessários para não exigir demais do coração |
Balbão fala com propriedade, já que possui experiência de 15 anos no ramo. Trabalhando atualmente no hospital Sancta Maggiore, na capital paulista, e atendendo em seu escritório particular em Mogi Mirim, acumula passagens no Beneficência Portuguesa e no Sírio Libanês. Integrou, nesse período, a equipe que tratou o ex-vice-presidente da República José de Alencar, morto em 2011. Por isso é categórico ao afirmar que exercícios físicos sem orientação podem “melhorar uma coisa, mas prejudicar outras”.
O cardiologista lembra que cada pessoa tem sua peculiaridade. “Não existe receita de bolo”, definiu. Avaliando-se a pressão arterial e testando esforço físico de cada paciente, é possível traçar com maior precisão quais exercícios são recomendáveis e em que frequência, justamente para não exigir demais do coração. “Além disso, um profissional da Educação Física deve ser consultado, esse é o segredo da boa e eficaz atividade física”, destacou.
A professora e personal trainer Eloína Lemos, da Cia Athetica de Campinas, afirma que a falta de orientação pode ocasionar problemas posturais, dores articulares, tendinites, lombalgias e outros riscos. “No caso de uma pessoa sedentária ou um iniciante em práticas esportivas que ultrapassa os limites, o risco de acontecer um infarto ou morte súbita é considerado”, ressalta a mogimiriana, formada em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).
![]() |
Eloína alerta que sedentários que passam dos limites podem sofrer infarto ou morte súbita |
Cabe ao profissional de Educação Física, segundo Eloína, avaliar e prescrever um treino individualizado de acordo com o nível de condicionamento de cada um, considerando suas limitações e restrições e, com o passar do tempo e evolução, fazer as alterações necessárias para o desenvolvimento. No caso do crossfit, o cuidado é redobrado. “O indivíduo precisa estar previamente fortalecido, pois são exercícios com movimentos explosivos, além do cuidado com a parte cardiovascular”, explicou.
Mas não são por esses motivos que a prática de exercícios deve ser desencorajada. Pelo contrário. “Através de exercícios, o indivíduo melhorar sua função cardiovascular e respiratória, fortalece os ossos e músculos, diminui o risco de desenvolver doenças do coração, pressão alta, osteoporose, diabetes e obesidade, ajuda a diminuir e controlar o peso, alivia o estresse e a ansiedade, fortalece o sistema imunológico, traz bem-estar e tantos outros benefícios”, lista a professora de Educação Física.
Balbão reforça: “quanto mais atividade física, maior a longevidade”. E Eloína aconselha: “Não deixe de iniciar o quanto antes a prática de exercícios físicos regularmente, sempre com orientação!”.
Nenhum comentário: