Grafite transforma muro da Etec

Terminaram na sexta-feira, 17, as oficinas de grafite na Escola Técnica (Etec) “Pedro Ferreira Alves”.  A iniciativa que transformou o muro da escola fez parte do projeto “Por um Planeta Melhor”, uma realização do Instituto Eco Ambiental e Social, patrocinado pela empresa Tenneco através da Lei de Incentivo Fiscal à Cultura do Governo do Estado de São Paulo – ProAC.

Foto: Flávio Magalhães/A COMARCA
Aproximadamente 150 estudantes foram selecionados para participar das oficinas. Além de desenvolver a criatividade desses jovens, a iniciativa foi uma oportunidade para sensibilizar sobre a importância da preservação ambiental na cidade, já que o registro destas ações possibilitará na reflexão sobre a valorização da arte no espaço público e privado. E isso exatamente no momento em que Mogi Mirim coloca a pichação em xeque.

As oficinas incluíram parte teórica e prática. Durante as aulas ministradas pelo artista Alexandre Filiage, os jovens aprenderam sobre a história do grafite, a importância da arte, e não da pichação, conheceram artistas que trabalham com grafite e tiveram técnicas de estêncil, ampliação de desenho e pintura com pincel, spray e pistola de ar comprimido.

Filiage é reconhecido por sua grande experiência em pintura mural. Ele começou a trabalhar com murais na Espanha, país onde morou por nove anos, além de trabalhar com as mais importantes agências de propaganda e editoras do mundo como free-lancer. É dono de um estilo próprio, caracterizado principalmente pelas cores vibrantes, desenhos estilizados e pelo uso do aerógrafo combinado com pincel, resultando em obras de grande beleza e apuro técnico.

O artista desenvolve projetos para fachadas e desenhos para a criação de personagens, ambientes privados, revitalizando fachadas e dando mais vida aos espaços abandonados, tudo com autorização, aprovação e liberação de seus proprietários. Filiage é quem finalizou o muro com a inclusão de animais típicos da Mata Atlântica, presenteando Mogi Mirim com uma grande pintura mural.

O projeto “Por um Planeta Melhor” já passou pela cidade em junho passado, quando foram realizadas oficinas de reciclagem e também apresentações teatrais gratuitas. Agora, retorna com mais uma ação cultural e educacional. De início, o patrocínio da Tenneco seria suficiente para cobrir parcialmente a parede, porém o resultado foi tão satisfatório que a empresa decidiu bancar o grafite por toda a extensão do muro localizado à Rua Ariovaldo Silveira Franco.

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Scroll to top