Manoel Palomino é eleito presidente da Câmara

Flávio Magalhães

O vereador Manoel Palomino (PPS) foi eleito presidente da Câmara Municipal na manhã deste sábado, 15, com posse automática a partir do dia 1º de janeiro de 2019. O mandato é referente ao biênio 2019/2020. Além da presidência, também houve eleição para os outros quatro cargos da Mesa Diretora do Legislativo mogimiriano.

O jornalista Geraldo Bertanha (SD) foi eleito como 1º vice-presidente, enquanto Cristiano Gaioto (PP) será o 2º vice-presidente. Para o cargo de 1º secretário foi escolhido o vereador Robertinho Tavares (PATRI), sendo que André Mazon será o 2º secretário.

A eleição foi acirrada para a maioria dos cargos. No caso da presidência, houve empate. Palomino e Marcos Gaúcho (PSB) tiveram oito votos. Cinoê Duzo (PSB) também foi candidato, mas só obteve o próprio voto. O critério de desempate foi a votação no pleito municipal de 2016, no qual o vereador do PPS foi mais votado que o adversário.

Por uma questão de estratégia, os candidatos à presidência Geraldo Bertanha, Maria Helena Scudeler de Barros (PSB) e Tiago Costa (MDB) abriram mão de suas candidaturas. Cristiano Gaioto colocou seu nome na disputa, mas votou Palomino. Moacir Genuário (MDB), Jorge Setoguchi (PSD) e Alexandre Cintra (PSDB) concorreram respectivamente aos cargos de 1º vice-presidente, 2º vice-presidente e 1º secretário, mas acabaram derrotados.

Manoel Palomino assume automaticamente a presidência da Câmara em 1º de janeiro de 2019


Quem votou em Manoel Palomino para a presidência da Câmara?
André Mazon (PTB)
Cristiano Gaioto (PP)
Geraldo Bertanha (SD)
Gerson Rossi (PPS)
Robertinho Tavares (PATRI)
Manoel Palomino (PPS)
Samuel Cavalcante (PR)
Sônia Módena (PP)
Total: 8 votos

Quem votou em Marcos Gaúcho para a presidência da Câmara?
Alexandre Cintra (PSDB)
Jorge Setoguchi (PSD)
Luiz Roberto Leite, o "Chupeta" (PSDB)
Marcos Gaúcho (PSB)
Maria Helena Scudeler de Barros (PSB)
Moacir Genuário (MDB)
Orivaldo Magalhães (PSD)
Tiago Costa (MDB)
Total: 8 votos

Quem votou em Cinoê Duzo para a presidência da Câmara?
Cinoê Duzo (PSB)
Total: 1 voto

Qual foi o critério de desempate?
Houve um "segundo turno" entre os dois candidatos mais votados, isto é, Palomino e Gaúcho. Os votos se mantiveram e Cinoê se absteve. Persistindo o empate, venceu o vereador que obteve maior votação nas últimas eleições municipais.
Votação de Manoel Palomino em 2016: 1.073 votos
Votação de Marcos Gaúcho em 2016: 822 votos

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Scroll to top