Da Redação
Passageiros da Viação Santa Cruz que costumam embarcar fora das estações rodoviárias têm observado uma mudança de padrão no fornecimento das passagens. Aos poucos, o conhecido bilhete de papel picotado vai dando lugar a outro, mais moderno, emitido eletronicamente. Conforme revelou o gerente de Tecnologia da Informação do Grupo Santa Cruz, João Paulo Assi, os primeiros testes foram realizados durante quatro meses no ano passado, com bons resultados.
![]() |
Grupo opera em cerca de 100 cidades, em São Paulo e Minas (Foto: Divulgação) |
O fato de, principalmente nas linhas que saem de Itapira em direção a Mogi Mirim, Campinas, São Paulo e ABC Paulista, ainda existir o “picote”do bilhete tem a ver, segundo ele, com as etapas do processo de implantação. Assi garante que, até dezembro, as passagens de papel deverão estar aposentadas.
Questionado a respeito da necessidade de um “plano B” no caso do mau funcionamento dos equipamentos eletrônicos, afirmou que a empresa está subordinada a regras impostas também pelos organismos fiscais. “A regulamentação fiscal não contempla contingência em papel, estamos estudando uma alternativa com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Até dezembro o modelo em papel ainda será aceito, pois estamos em fase de transição”, explicou.
O colaborador da empresa diz que os resultados até agora foram plenamente satisfatórios e que outra etapa ainda será implantada. O próximo passo, segundo ele, será a utilização de cartões para o pagamento. “Além de automatizar o processo, [o novo equipamento] facilitou o trabalho do motorista, que não precisa mais fazer a digitação dos bilhetes manuais. O equipamento já veio preparado para no futuro passar cartão”, anteviu. O grupo Santa Cruz opera em cerca de 100 cidades nos estados de São Paulo e Minas Gerais, com mais de 400 viagens realizadas por dia.
Nenhum comentário: