!


Câmara convoca Baiano do Planalto para a vaga de Samuel Cavalcante

O presidente da Câmara Municipal, Manoel Eduardo Pereira da Cruz Palomino (DEM), determinou na manhã desta quarta-feira, dia 5, a convocação do primeiro suplente do antigo Partido Republicano (PR), atual Partido Liberal (PL). Ele deve ocupar a vaga de Samuel Cavalcante (PL), cassado pelo Poder Legislativo há cerca de duas semanas.

LEIA MAIS: Vereador Samuel Cavalcante é cassado pela Câmara Municipal

Jose Augusto Capistrano Santos, o Baiano do Planalto, assinou a convocação e tem o prazo de até 15 dias, conforme prevê artigo 95 do Regimento Interno da Casa de Leis, para apresentar a documentação exigida para a posse. O suplente alcançou 478 votos na eleição passada e, desde 1º de abril deste ano, está filiado em outro partido, o Pros.

Justamente em função dessa mudança de partido, havia um impasse sobre a convocação do suplente de Samuel Cavalcante. Isso porque apenas o terceiro suplente do PL, Edrey Augusto Socolovithc, continua no partido. Se prevalecesse o entendimento de que a vaga ainda pertence à legenda, o convocado deveria ser Edrey. Caso contrário, a vaga de Samuel seria ocupada por Baiano.

A Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal orientou que o Poder Legislativo deve obediência à ordem de suplência da diplomação de candidatos promovida pela Justiça Eleitoral e, assim, proceder à convocação na ordem expedida  para o pleito em 2016. Ou seja, convocando o primeiro suplente.

O parecer jurídico opina ainda que "caso surjam controvérsias acerca da ordem de convocação indicada, os interessados deverão exercer seu direito de impugnação, na forma constitucionalmente autorizada, perante órgãos competentes".


Nenhum comentário:

Deixe um comentário

Scroll to top