!


Lei Amália Barros ganha apoio da primeira-dama Michelle Bolsonaro

O projeto de lei (PL) 1615/2019, que classifica a visão monocular como deficiência, assegurando a pessoas portadoras dessa condição os mesmos direitos e benefícios previstos na legislação para a pessoa com deficiência, ganhou o apoio da primeira-dama Michelle Bolsonaro. Inspirada na trajetória de vida de uma mogimiriana, a lei recebeu nome de Amália Barros.

Jornalista e influenciadora digital, Amália vem mobilizando forças em prol de pessoas que, assim como ela, possuem visão monocular. A luta resultou no projeto de lei, protocolado há quase dois anos pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE) e outros. Aprovado pelo Senado, o PL aguarda agora a tramitação na Câmara dos Deputados para, apenas depois de aprovado na segunda Casa legislativa, seguir para sanção do presidente da República.

Atualmente, o PL aguarda pareceres das comissões da Câmara. Mas a mobilização de Amália para que a lei seja aprovada continua. A agenda em Brasília (DF) com a primeira-dama, nesta terça-feira, dia 9, faz parte dessa articulação. "Ela ouviu nossa causa, entendeu e apoiou", garantiu a jornalista. "Ela é de uma sensibilidade, de um carisma, de um carinho. Estou apaixonada!", disse ainda sobre Michelle.

"Nunca imaginei que um trabalho que começou nas redes sociais um dia fosse alcançar uma pessoa tão importante para o nosso país", celebrou Amália, que agradeceu também ao ministro das Comunicações, Fábio Faria, que intermediou o encontro. A agenda em Brasília incluiu ainda uma reunião com o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara.

A jornalista mogimiriana Amália Barros esteve com a primeira-dama Michelle Bolsonaro, que apoiou a causa que busca incluir os monoculares na legislação para as pessoas com deficiência (Foto: Divulgação)

MONOCULAR
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a visão monocular como uma deficiência visual em razão da perda da visão binocular (nos dois olhos) no processo de formação da visão. Essas pessoas apresentam limitações médicas, psicossociais, educacionais e profissionais, além disso, são alvos de discriminação.

A mão sobre um dos olhos é o símbolo que representa as pessoas com deficiência visual que enxergam com apenas um olho. Os monoculares têm a sensação tridimensional limitada, portanto, essas pessoas apresentam noção de profundidade bastante limitada. O símbolo serve de orientação para que a população identifique os monoculares nas mais diversas situações.

35 comentários:

  1. Tomara q aprove. Eu espero desde 2010

    ResponderExcluir
  2. Eu tô sofrendo com.
    Esse problema meu cídh 54 baixa visão.sou desempregado sem direito. Nenhum.tenho.59 anos.ainda tenho discopatia degenerativa na servical.e lombar. E um sofrimento só

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já entrou na justiça para concessão do LOAS? Muitas pessoas estão conseguindo.

      Excluir
    2. Tenho deficiência monocular precisamos de ajuda.

      Excluir
  3. Que Deus proteja. Amalia sempre em suas caminhadas e de muita saúde a ela só ela pra ajudar a gente de tanto sofrimento obrigado amalia por tudo que está almejando em prol dos deficientes monocular
    Que Deus ti proteja sempre

    ResponderExcluir
  4. Amália,
    Que Deus te abençõe nessa caminhada, desde criança enxergo de uma só vista. Quem tem dois braços, quando perde um, é deficiente. Quem tem duas pernas, quando perde uma, é deficiente. Quem enxerga das duas, quando perde uma, é monocular e tratado como "sem deficiência".
    e-mail:ccarlosofg@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Como oftalmologista, perito médico e professor, sempre destaco em minhas aulas as caracteristicas e dificuldades dos monoculares.

    ResponderExcluir
  6. sou monocular,estamos no caminho certo,venho aqui já agradecer por todos que estão nessa causa,e agora com o apoio do nosso presidente jair bolsonaro,e a primeira dama michelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só pra saber a luta é do PT palhaço. Senador Rogério Carvalho (PT/SE). Seu presidente quer voce morto.

      Excluir
  7. Torcendo pela aprovação, os monoculares merecem sair do limbo jurídico.

    ResponderExcluir
  8. Também espero por uma aprovação! A vida muda muito depois de sermos monoculares! É uma deficiência que precisa de muita atenção especial dos políticos!nos ajudem!

    ResponderExcluir
  9. Parabens amalia pela luta em pro dos monoculares

    ResponderExcluir
  10. É uma dificuldade no dia a dia com a perca de visão em um olho ,tudo muda ao nosso redor,Que Deus ilumine nossos caminhos ,e com ajuda de vocês Amália .Um forte abraço

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Amália. Com seu apoio e da primeira dama nos visão monocular vamos vencer.
    Obrigado Amália guerreira.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Amália. Com seu apoio e da primeira dama nos visão monocular vamos vencer.
    Obrigado Amália guerreira.

    ResponderExcluir
  13. Amália e primeira dama.Uma parceria perfeita!E todos nós monoculares torcendo pela aprovação! Olhem nossa causa deputados!

    ResponderExcluir
  14. Que Deus te abençoe por essa grande luta em prol dos "MONOCULARES", fico muito agradecido,que essa parceria com a Michelle Bolsonaro seja um sucesso!

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigado pelo reconhecimento Michelle Bolsonaro

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Michelle Bolsonaro e Amália Barros....Juntos somos mais fortes...Deus ilumine vcs.... Aguardamos ancisos..por esta justiça.

    ResponderExcluir
  17. Agradeço a Deus por ter gente tão dedicada, estou sem trabalhar a mais de dois anos.
    Tenho duas filhas pequenas e não sei mais oq vou fazer....
    Que Deus nos abençoe

    ResponderExcluir
  18. Parabéns é uma vitória para todos nós. Eu tenho visão monocular é estou com herpes de retiçao na outra vista , é um sofrimento não consigo tratamento no sus estou prendo à visão a cada ano que passa no consigo ficar encosta pelo INSS pedi o LOAs para mim mais também não consegui nem uma resposta. É muito triste ☹️

    ResponderExcluir
  19. Obrigado pela divulgação da matéria. Nós monoculares estamos a muito tempo lutando e aguardando esta aprovação.

    #AprovaPresidente
    Todos unidos pela sanção do PL1615/2019
    #leiamaliabarros
    @amaliabarros @jairmessiasbolsonaro @michellebolsonaro ♿️
    #michellebolsonaro
    #JairMessiasBolsonaro
    #monoculares
    #MonocularesRioGrandedoSul
    #monocularesdoSul
    #monocularesBrasil
    #visaomonocular
    #visaomonocularmulherpcd
    #aprovamonoculares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse projeto sempre foi do Senador Rogerio Carvalho de Sergipe...Ele vem lutando ha tempo...Bom pra todos nós a aprovacao👏👏👏

      Excluir
  20. Obrigado pela sua divulgação, nós monoculares estamos a muito tempo lutando e aguardando esta aprovação.

    #AprovaPresidente
    Todos unidos pela sanção do PL1615/2019
    #leiamaliabarros
    @amaliabarros @jairmessiasbolsonaro @michellebolsonaro ♿️
    #michellebolsonaro
    #JairMessiasBolsonaro
    #monoculares
    #MonocularesRioGrandedoSul
    #monocularesdoSul
    #monocularesBrasil
    #visaomonocular
    #visaomonocularmulherpcd
    #aprovamonoculares

    ResponderExcluir
  21. Eu e minha irmã também sofre de visão monocular tomara que da serto que Deus coloca as mão na cabeça do Bolsonaro e ele assina

    ResponderExcluir
  22. Esperamos anos para esse reconhecimento. Sou monocular desde os meus 4 anos,hoje com 40anos tenho muita dificuldade para trabalhar,esperamos que deus toque em nosso presidente e sanciona esse projeto.

    ResponderExcluir
  23. Que Deus abençoe essa lutadora que nunca desistiu. Muito obrigado Amália e todos aqueles que se empenharam. Que Deus toque o coração do presidente para que ele sancione.

    ResponderExcluir
  24. Obrigado guerreira, só espero que o INSS Reconheça essa deficiência no contexto administrativo e dê o direito de isenção de imposto para todos que tenha essa deficiência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se INSS não reconhecer, tem a justiça para entrar com ação...

      Excluir
  25. Gostaria de saber qual especialidade em advocacia para que possamos requerer nossos direitos caso o INSS não reconheça o pedido de isenção de impostos.

    ResponderExcluir

Scroll to top