A Comarca

Início das obras na Rua XV deve ocorrer após o Dia dos Pais

Aprovada no mês de maio pela maioria dos comerciantes, a revitalização da Rua XV de Novembro, no Centro, deverá ter início após o Dia dos Pais, que ocorre no dia 9 de agosto. A projeção é da secretária de Planejamento e Mobilidade Urbana, Beatriz Gardinalli.

A Prefeitura será responsável pelas obras de relocação das guias e recapeamento da via. Uma empresa contratada pela Administração Municipal através de licitação terá a responsabilidade de realizar a troca do piso das novas calçadas e oferecer toda a infraestrutura de acessibilidade ao local.

Com início em agosto, as obras, que serão efetuadas em três etapas, tem data prevista de encerramento para o mês de novembro, antes das comemorações de final de ano.

Na primeira etapa, serão realizadas as obras de alargamento da calçada do lado direito e esquerdo. Na segunda etapa, serão colocados os novos pisos das calçadas e a terceira etapa contará com o recapeamento de toda a via. Os trabalhos serão realizados durante o dia.

Durante todo o período das obras, a Rua XV de Novembro será interditada para o fluxo de veículos. “Vamos interditar a rua apenas para os veículos. Os pedestres terão circulação normal”, enfatiza Beatriz Gardinalli.

Projeto prevê alargamento das calçadas, que terão bancos e lixeiras (Foto: Arquivo/A COMARCA)

O custo estimado para a revitalização da Rua XV é de R$ 180 mil. A etapa de paisagismo, iluminação e colocação de bancos ocorrerá em parceria da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm) com os comerciantes do local.

Existe também a possibilidade de parceira com algumas empresas da cidade através do programa “Adote o Verde”. Neste caso, a empresa contribui com toda a infraestrutura do local – bancos, lixeiras e paisagismo – e tem como retorno a permissão de pode explorar comercialmente alguns espaços determinados.

O projeto prevê o alargamento de um dos lados da calçada da Rua XV de Novembro para a largura de 1,20 metros. Neste espaço maior serão colocados bancos, lixeiras e floreiras.

A Rua XV de Novembro tem extensão de 150 metros e aproximadamente 20 vagas de estacionamentos. O projeto elimina os estacionamentos e cria pelo menos dois bolsões para embarque e desembarque de pessoas e carga e descarga de material.

Após a Rua XV de Novembro estar concluída, já existe um estudo da Prefeitura para revitalizar também a Rua Conde de Parnaíba. Mas, segundo Beatriz Gardinalli, é apenas um estudo.

Para revitalizar a Rua Conde de Parnaíba, a Prefeitura precisa buscar recursos, sendo uma das alternativas através de Emendas Parlamentares. No projeto de revitalização, está a intenção de embutir os postes da via. “Queremos deixas as calçadas livre e embutir toda a fiação. Mas sabemos que o custo deste projeto é alto e no momento não temos esta verba”, comenta Beatriz Gardinalli.

Por Marcelo Gotti
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Veja mais
Confira mais notícias
Edições semanais
EDITORIAL
Capa Nelson Theodoro

Siga a comarca nas redes sociais

site_mobile_menu

Siga A Comarca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp