As obras de revitalização da Rua XV de Novembro, no Centro, tiveram início nesta quarta-feira, 19. A data foi decidida pela maioria dos comerciantes e moradores que participaram de reunião realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (ACIMM), na noite da última segunda-feira, 17.
A revitalização prevê alargamento da calçada do lado direito, suspensão das vagas de estacionamento, um bolsão destinado à carga e descarga, instalação de lombofaixas – faixas de pedestre elevadas – e rampas de acessibilidade. O custo da obra está estimado em R$ 180 mil.
O maior ponto da calçada do lado direito da Rua XV apresenta 1,10 metro de largura, sendo que a área útil é de menos de 40 centímetros, o que dificulta a locomoção de pedestres, especialmente de pessoas com mobilidade reduzida.
Com a revitalização, a calçada ganhará área adicional de 1,90 metro, ampliando a área útil para passagem de pedestres. No lado esquerdo da calçada, serão mantidas as guias e a geometria atual, com demolição do atual pavimento e troca do piso.
Prefeitura fará com recursos e mão de obra próprios a realocação de guias e sarjetas (Foto: Marcelo Gotti/A COMARCA) |
Com recursos e mão de obra própria, a Prefeitura fará a realocação de guias e sarjetas, o cabeamento elétrico que servirá à iluminação ornamental e o recapeamento da rua. O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) fará plantão na obra para garantir a imediata intervenção caso surja a necessidade de realizar reparos de ramais de água e esgoto .
A empresa Florestana Paisagismo, Construções e Serviços LTDA foi contratada para executar o calçamento de piso permeável e acessível. A pavimentação das calçadas será feita com piso intertravado, que favorece a acessibilidade, a drenagem e a manutenção.
A segunda etapa da revitalização consiste no paisagismo e ornamentação da via. Juntamente com a ACIMM, a Prefeitura buscará parceiros para viabilizar a instalação de bancos, lixeiras, luminárias e floreiras, através do Programa Adote o Verde, regulamentado por lei municipal.
Durante as obras, o comércio na Rua XV funcionará normalmente, a via será interditada apenas para o tráfego de veículos. Pedestres poderão transitar e realizar suas compras.
As obras devem ser concluídas em meados de novembro para que a população possa usufruir da revitalização durante as compras de Natal.