A Comarca

Morador propõe revitalização de nascentes do Zerão

“Do que adianta arrumar o lago e não arrumar aqui?”. Com esse pensamento, o delegado representante do Plano Diretor da zona Sul, André Lopes Teodoro, propõe a revitalização das nascentes do lago que formam o Complexo Esportivo do Zerão.

Antes de formarem o Lavapés, as nascentes do lago surgem no meio do bairro Maria Beatriz, na zona Sul de Mogi Mirim. Canalizado, o fio d’água desemboca em uma área já degradada ambientalmente, formando um pequeno rio poluído que atravessa dois quarteirões de terrenos que pertencem à Prefeitura.

A ideia de Teodoro é transformar esses terrenos em hortas comunitárias, que poderiam ser mantidas pelas escolas do bairro. Dessa forma, as margens do rio, hoje tomadas pela erosão, seriam revitalizadas e preservadas. Além disso, evitaria que os moradores jogassem lixo no local, problema que hoje é recorrente.

Ideia de Teodoro é revitalizar as nascentes do Lago Lavapés (Foto: Flávio Magalhães/A COMARCA)

Como consequência, o lixo, ainda que pouco, quando levado pelo rio acaba entupindo a manilha que passa por baixo da SP-147 e que vai dar no Zerão. O resultado é o alagamento da Rua Cristiano Cruz sempre que chove forte. “Fizeram piscinão aqui, mas não adiantou”, diz João Alves, morador do bairro há 37 anos.

Para Teodoro, a troca da manilha por uma maior resolveria o problema. “O encanamento é do tempo do Zagaia”, critica. Morador do bairro Maria Beatriz há mais de três décadas, o representante da zona Sul sonha em ver as nascentes do Zerão como eram na sua infância. “Eu bebia água daqui, pegava peixe”, relembra.

A revitalização daquele ambiente, segundo André, poderia ser viabilizada através de uma contrapartida que seria exigida do condomínio Ponto Verde e Residencial Manacás. A construtora do loteamento Elias Moisés, por exemplo, através de um acordo se comprometeu a entregar uma nova creche ao município. “Exigiu de um, tem que exigir de todos”, acredita Teodoro.

Por Flávio Magalhães
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Veja mais
Confira mais notícias
Edições semanais
EDITORIAL
Capa Nelson Theodoro

Siga a comarca nas redes sociais

site_mobile_menu

Siga A Comarca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp