A Comarca

Prefeitura retira aguapés do lago Lavapés

Em decorrência do desassoreamento do lago maior do Complexo Esportivo “José Geraldo Franco Ortiz”, no Lavapés, houve o aparecimento de grande quantidade de aguapés na superfície do lago. Os trabalhos foram iniciados no mês de novembro de 2015.

Com as fortes chuvas que ocorreram nos últimos meses, o serviço teve que ser refeito, uma vez que houve um novo assoreamento. Quanto aos aguapés, quando a máquina retirou a matéria orgânica presente no fundo do lago, esse material, que serve como alimento para várias espécies se espalhou e causou o problema, que já está sendo resolvido com a retirada da superfície.

O serviço teve início na última terça-feira, 29, com retirada de parte das plantas. Será necessário uma operação com barcos para trazer as plantas para próximo da máquina, para que o serviço seja feito com maior rapidez.

As obras consistem na remoção de areia, terra e demais partículas que se desprendem das margens ou que são trazidas com as chuvas, por meio de equipamentos mecânicos, com draglines e escavadeiras hidráulicas.

O investimento é de R$ 1,5 milhão na revitalização e na retirada dos bancos de areia que se formaram no córrego e nas duas lagoas do espaço esportivo. A responsável pelo serviço é a empresa Santa Terra Construtora Eireli – EPP, que, além do desassoreamento do córrego e das lagoas, realizará ainda a revitalização e paisagismo de todo o complexo.

O objetivo é melhorar a vazão dos lagos, de modo a evitar que enchentes sejam causadas, além de contribuir com a melhoria da qualidade e da oxigenação da água, que afeta diretamente o ecosistema.
Há cinco anos, não havia uma intervenção deste tipo no local. Em 2007, a lagoa menor recebeu o serviço e, em 2010, os dois lagos tiveram os detritos retirados da água.

Após o desassoreamento, a empresa contratada deverá executar o serviço de revitalização das margens do córrego e das lagoas, com o preparo do solo, plantio de gramas, instalação de gradil de ferro e recuperação das áreas que forem degradadas em decorrência dos serviços.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Veja mais
Confira mais notícias
Edições semanais
EDITORIAL
Capa Nelson Theodoro

Siga a comarca nas redes sociais

site_mobile_menu

Siga A Comarca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp