A Comarca

População de Mogi Mirim está envelhecendo

A população idosa de Mogi Mirim vem crescendo rapidamente nos últimos anos, em comparação a outras cidades. O índice de envelhecimento dobrou em 15 anos, passando de 40% no ano 2000 para 85% em 2015, de acordo com informações da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).

Isso significa que, no ano passado, existiam 85 idosos (pessoas acima de 60 anos) para cada 100 jovens com 14 anos ou menos. Segundo o Seade, a população jovem de Mogi Mirim era de 15,7 mil, enquanto a de idosos já estava em 13,4 mil. A expectativa é de que em alguns anos haja mais idosos do que jovens no município.

Entre as causas desse fenômeno, podem estar a queda na taxa de natalidade (caiu pela metade entre 1980 e 2015) e a redução da mortalidade de pessoas acima dos 60 anos, resultando numa maior expectativa de vida para os mogimirianos. Existe ainda uma curva negativa migratória, o que significa que há mais pessoas deixando a cidade.

O índice de envelhecimento de Mogi Mirim é maior do que o da vizinha Mogi Guaçu (74%), da cidade de Campinas (79%), da capital São Paulo (69%) e da média do estado (67%). Contudo, o município perde para Itapira (98%), que já tem praticamente um idoso para cada jovem.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Veja mais
Confira mais notícias
Edições semanais
EDITORIAL
Capa Nelson Theodoro

Siga a comarca nas redes sociais

site_mobile_menu

Siga A Comarca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp