A Comarca

Livro retrata trajetória dos italianos em Mogi

A contribuição dos imigrantes italianos para o desenvolvimento de Mogi Mirim e das cidades da Baixa Mogiana está agora reunida em livro. “Italianos em Mogi Mirim”, escrito por Carmen Lúcia Bridi e Sérgio Romanello Campos (in memorian) traça a trajetória dos imigrantes da Itália para o município mogimiriano e relata a origem de algumas tradicionais famílias da cidade.

“O objetivo inicial foi deixar registrado as famílias que passaram por Mogi Mirim e seus descendentes”, explicou Carmen para a reportagem de A COMARCA. Essa iniciativa é antiga. Desde os anos 2000, segundo a autora, há registros da hoje extinta Associação de Cultura Ítalo-brasileira em Mogi Mirim sobre a produção de um livro para esse fim.

De lá para cá as pesquisas continuaram, mas com alguns contratempos e interrupções. O professor Sérgio Romanello Campos faleceu em 2005, porém deixou várias anotações que puderam ser aproveitadas na obra. Por fim, o livro relata muito mais do que a origem das famílias italianas em Mogi, abordando questões como núcleos colônias e a legalização dos estrangeiros.

Bem ilustrada, a obra pode ser entendida como uma mostra da contribuição dos italianos e seus descendentes para o desenvolvimento econômico, sociocultural e geográfico de Mogi Mirim e região. Entre suas principais fontes estão o centenário jornal A COMARCA e o periódico A Gazeta de Mogy-Mirim, que circulou de 1886 a 1893.

“Italianos em Mogi Mirim” traz, por exemplo, a relação de imigrantes registrados pela Delegacia de Polícia da cidade, levantamento dos comércios mantidos pelas famílias e, claro, a origem de algumas delas, vindas da Itália e aqui estabelecidas. Foram 44 relatos ao todo.

Como o território mogimiriano era muito extenso há décadas atrás, dando origem a diversas cidades posteriormente, o livro aborda o passado não só de famílias que aqui residem, mas também de Mogi Guaçu, Conchal, Itapira e Jaguariúna, antigos distritos de Mogi Mirim. “Contando a história desses italianos, contamos também a história da cidade e da região”, resume a autora.

LANÇAMENTO
O lançamento oficial de “Italianos em Mogi Mirim” ocorre no próximo dia 16, a partir das 20 horas, na sede da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm). Na ocasião, além de uma noite de autógrafos com a autora Carmen Lúcia Bridi, a obra estará com um preço promocional.

Quem não puder comparecer ao lançamento pode adquirir o livro posteriormente em três pontos de venda na cidade: a livraria Mojilivros, a papelaria Papiro e a Banca São José, todos na região central de Mogi Mirim.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Veja mais
Confira mais notícias
Edições semanais
EDITORIAL
Capa Nelson Theodoro

Siga a comarca nas redes sociais

site_mobile_menu

Siga A Comarca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp