A Comarca

Atleta é campeão do Panamericano Master

O nadador mogimiriano Matheus Henrique Bertazolli de Souza, atleta de maratonas aquáticas, sagrou-se, no domingo, 5, campeão do Campeonato Panamericano Master de Natação, que aconteceu em Orlando, no Estado Unidos. Matheus assegurou a conquista ao vencer a prova de águas abertas, de 5 quilômetros no mar, que foi disputada em Daytona Beach, no Estado da Flórida. Ele competiu ao lado de outros 430 atletas inscritos.

A competição foi realizada em parceria da US Masters Swimming com a Central Florida YMCA, que cedeu o local da competição, a lendária piscina do YMCA Aquatic Center, ao lado da turisticamente conhecida International Drive, para as provas internas. O local sediou diversos torneios de nível internacional e nacional, como, por exemplo, os últimos Grand Prix de Natação, circuito americano que conta com a participação de diversos atletas de nível mundial, incluindo brasileiros.

Esta foi a segunda vez que os Estados Unidos sediou a competição. O Rio de Janeiro recebeu em 2011, depois veio Sarasota em 2013, e a última edição foi realizada em Medellin, em 2015. O Panamericano Master de Natação começou no dia 25 de julho e vai até este domingo, 12, com um calendário extenso que inclui cinco modalidades aquáticas: natação, polo aquático, nado sincronizado, saltos ornamentais e maratonas aquáticas, sempre na categoria master (acima de 25 anos).

Matheus competiu pela primeira vez no Panamericano Master, que é considerado o principal evento de natação máster do continente americano. Ele creditou o título em solo norte-americano ao responsável por sua preparação de treinos na piscina. Ricardo Cintra é quem também contribuiu para sua evolução e melhora, tanto em piscina, quanto no mar.

“Ricardo é meu técnico desde 2015. Ele é marido e técnico da medalhista olímpica Poliana Okimoto. Hoje em dia, ele me envia os treinos toda semana. Mas, entre 2015 e 2016, nós treinávamos juntos em São Paulo e eu realizava toda a rotina de treinos junto com a Poliana que veio a ser medalhista olímpica na Rio 2016”, destacou.

Em Mogi Mirim, Matheus treina nas dependências do Clube Mogiano. “Não tenho vínculo nenhum com o clube, eu sou apenas sócio”, frisou. Com 23 anos de idade, Matheus já tem uma carreira longa nas piscinas. É atleta de natação desde os 6 anos e a partir dos 9 anos, começou a participar de competições em alto nível. Somando todas a suas participações em eventos de piscina e de mar, são mais de 300 medalhas e quase 20 troféus.

Estreou na categoria máster no Campeonato Sulamericano Master de Natação de 2017, em Arica, no Chile, onde competiu na prova de águas abertas de 5km e foi campeão no geral e de sua categoria. Ele também tem nadado na categoria máster no circuito UNAMI e em provas amadoras de águas abertas no litoral de São Paulo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Veja mais
Confira mais notícias
Edições semanais
EDITORIAL
Capa Nelson Theodoro

Siga a comarca nas redes sociais

site_mobile_menu

Siga A Comarca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp