O Corpo de Bombeiros está promovendo a Operação Melhor Idade Mais Segura, uma ação destinada a idosos e cuidadores para alertar sobre acidentes domésticos. A campanha tem como objetivo educar, capacitar ou produzir mudanças de comportamento, a fim de conscientizar o público da melhor idade sobre os acidentes domésticos.
De acordo com a corporação, a iniciativa nasceu após aumento de ocorrências envolvendo os idosos, que são as pessoas com mais de 60 anos de idade. Conforme levantamento, durante o ano de 2021, o Estado de São Paulo foi responsável por 59,21% dos atendimentos de emergência clínica e de auxílio à pessoa com dificuldade de locomoção.
Em Mogi Guaçu, os bombeiros têm visitado as instituições de longa permanência do município e conversado com os responsáveis sobre a campanha. Além disso, uma cartilha está disponível na sede da Corporação, na Rua Paul Harris, nº 74, no Imóvel Pedregulhal.
Confira algumas dicas para evitar acidentes domésticos com idosos:
Manter uma iluminação eficiente em todos os cômodos;
Deixe próximo à cama, abajures e telefones;
Mantenha objetos pessoais próximos à cama (chaves, óculos, calçado);
Instale barra de apoios nos banheiros;
Escolha móveis firmes, os idosos costumam apoiar para se levantar;
Fique de olho em pisos lisos, de preferência instale antiderrapantes e não limpe o chão com produtos que o deixem escorregadios;
Chinelos ou sapatos inadequados ou em más condições podem causar quedas;
Caso queira usar tapetes, opte pelos emborrachados e antiderrapantes, não coloque tapetes soltos, principalmente ao lado de escadas e corredores.
Se possível contrate um cuidador;
Evitar usar calçados altos ou com solado liso e nunca ande somente de meias para não escorregar;
Atentar ainda para os obstáculos no caminho como fios soltos e brinquedos no chão;
Em caso de emergências ligue 193.