A Comarca

Aulas presenciais são retomadas na rede municipal de Mogi

Na segunda-feira, dia 14, acontece a volta às aulas na rede municipal de ensino de Mogi Mirim. Após um período de férias, alunos, professores e demais servidores retornam às atividades, que serão presenciais.

O retorno terá 100% da ocupação e será obrigatória a presença dos alunos. Ou seja, na ausência será contada falta. Os protocolos seguem o plano de retomada confeccionado em consonância com a Secretaria de Saúde através da Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica.

As aulas recomeçam para os estudantes dos Centros Educacionais Municipais de Primeira Infância (Cempis), das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) e do Centro Municipal de Apoio e Atendimento Especializado (Cemaae).

Com a data-base de 31 de dezembro de 2021, é possível dizer que 7.907 alunos estão inscritos no ensino regular e 1.306 no ensino integral. Esta soma se refere aos estudantes dos Cempis e das Emebs. Há ainda 60 alunos matriculados na EJA, totalizando, assim, 9.273 estudantes matriculados na rede municipal de Mogi Mirim para 2022.

A Secretaria Municipal de Educação tem 1.259 funcionários, sendo que, entre eles, 644 são professores. Os docentes retornaram às atividades na última terça-feira, 8. No mesmo dia, a Seduc promoveu uma reunião com os diretores das unidades de ensino e os responsáveis pela EJA e Cemaae, na Estação Educação.

O objetivo principal do encontro foi falar sobre o retorno das aulas, mas também foram colocados em pauta os planos para o ano letivo de 2022 e os protocolos sanitários relacionados ao combate à pandemia de Covid-19. “Demos as boas-vindas aos nossos profissionais, através dos representantes de cada unidade. Tivemos a chance de apresentar os projetos que temos para este ano e alinhar a importância do retorno presencial, reconduzindo a criança e o adolescente para este espaço que é direito dele: a escola”, frisou a secretária de Educação, Ana Lúcia Bueno Peruchi.

Lembrando que está aberto o Processo Seletivo de Provas e Títulos nº 001/2022, com inscrições iniciadas na segunda-feira, 7. Serão selecionados profissionais para as funções de educador infantil e professor de educação básica, com atuação em diversas áreas. O valor da inscrição é R$ 70 e, para efetuá-la, basta acessar o site: www.msconcursos.com.br.

INTEGRAÇÃO
Neste retorno das aulas presenciais, há uma integração entre as cidades da região. No dia 28 de janeiro, por exemplo, uma reunião entre Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Itapira e Conchal, realizada na Estação Educação, definiu o retorno das atividades nos municípios.

Ficou definido que cada cidade seguirá o seu calendário planejado anteriormente, porém os procedimentos serão iguais nos quatro municípios. Também foi acordado que haverá um contato constante entre as secretarias de Educação e Saúde das quatro cidades, para trocas de informações e monitoramento da situação de pandemia.

PROTOCOLOS
O uso de máscara por parte dos estudantes é obrigatório. As unidades escolares também estão preparadas para que seja respeitado o distanciamento social e contam com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais, como álcool em gel, máscaras, face shield, entre outros itens.

As escolas seguirão com uma sala de acolhimento para o isolamento de crianças com sintomas ou suspeita de Covid-19. A merenda e o transporte escolar também seguirão protocolos rígidos para a sua execução.

Foto: Arquivo
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Veja mais
Confira mais notícias
Edições semanais
EDITORIAL
Capa Nelson Theodoro

Siga a comarca nas redes sociais

site_mobile_menu

Siga A Comarca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp