A Comarca

Polícia Civil lança edital para contratação de 250 delegados

A Polícia Civil lançou um edital para a contratação 250 delegados de polícia que irão atuar em diversas regiões do estado. As inscrições estarão abertas a partir das 10h do dia 21 de março até 23h49 de 28 de abril e terão que ser realizadas, exclusivamente, pelo site da Fundação Vunesp. O valor da taxa é de R$ 105,50.

O novo certame foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e pode ser conferido na íntegra no caderno Executivo I, seção Concursos, a partir da página 172. As vagas tinham sido autorizadas conforme despachados do governador em 2019 e 2021. Do total, 5% delas são destinadas, conforme a lei, às pessoas com deficiência.

A classificação obtida no curso de formação técnico-profissional determinará a ordem da escolha das vagas nas unidades do Estado.

Entre os pré-requisitos para participar da seleção estão: ter no mínimo 18 anos completos; ser brasileiro nato, naturalizado ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto da igualdade entre brasileiros e portugueses; não ter antecedentes criminais; estar em dia com serviço militar e com os direitos civis e políticos, ter habilitação, no mínimo, na categoria “B” para condução de veículos automotores, ter formação específica de ensino superior de bacharelado em Direito, certificada por diploma universitário reconhecido pelo órgão ou instituição competente, na forma da legislação aplicável e ter comprovação de, no mínimo, dois anos de atividade jurídica ou dois anos de efetivo exercício em cargo de natureza policial civil.

O concurso será realizado em cinco fases que incluem: prova preambular, prova escrita, comprovação de idoneidade e conduta (mediante investigação social), prova oral e prova de títulos.

As etapas seguintes incluem as nomeações e posse e, posterior, início do curso na Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol), com duração média de seis meses.

Atualmente, já estão em formação mais de 250 policiais civis de diversas carreiras, com formaturas previstas para o 1º e 2º semestre já deste ano.

Além deste edital, já foram lançados outros três com um total de 900 vagas para investigadores; 1,6 mil para escrivães e 189 para médicos legistas. As inscrições começam a partir de março deste ano.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Veja mais
Confira mais notícias
Edições semanais
EDITORIAL
Capa Nelson Theodoro
Capa Pacóla
EDITORIAL

Siga a comarca nas redes sociais

site_mobile_menu

Siga A Comarca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp