A Comarca

Missas da Quarta-feira de Cinzas abrem Quaresma e Campanha da Fraternidade 2022

A abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2022 e o início do tempo litúrgico da Quaresma acontecem nesta quarta-feira, 2,  durante as missas com o Rito da Imposição das Cinzas, que serão celebradas em diversas paróquias de Mogi Mirim. Todas as celebrações seguem os protocolos sanitários adotados durante os tempos de pandemia da Covid-19, como o uso de máscara, álcool em gel e espaços bem ventilados.

Na Paróquia Santa Cruz, haverá missas em dois horários; às 7h30 e às 19h30. A Comunidade São Judas, da Paróquia São Joaquim e Sant’Ana, também terá celebrações em dois períodos; sendo às 9h e às 19h30, na matriz. A Paróquia São José realizará na Matriz de São José, região central da cidade, uma missa às 15h e outra celebração às 19h30. Já na Paróquia São Benedito, a missa da Quarta-feira de Cinzas será apenas à noite, às 19h30, na Matriz de São benedito.

Diante da situação que ameaça a paz e promove o sofrimento da população com o início de uma guerra, o Papa Francisco também convocou durante a Audiência Geral da última quarta-feira, 23, realizada no Vaticano, a Quarta-feira de Cinzas como um dia de oração e jejum pela paz na Ucrânia.

Quaresma
“Não nos cansemos de fazer o bem; porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido. Portanto, enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos” (Gal 6, 9-10a). Essa é a mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2022, reflexão sugerida pelo santo Padre a partir da exortação de São Paulo aos Gálatas.

“A Quaresma vem recordar-nos que o bem, como aliás o amor, a justiça e a solidariedade não se alcançam duma vez para sempre; hão de ser conquistados cada dia”.

A Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, é um tempo de reflexão, caridade, confissão e penitência.

Campanha da Fraternidade
Realizada anualmente, desde a década de 1960 em todo o Brasil, a Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, (Pr 31,26). Não é um tema inédito, uma vez que as campanhas de 1982 e 1998 abordaram esse mesmo tema. Contudo, neste ano, os cristãos são chamados a compreender não somente os aspectos e dificuldades de se consolidar uma educação formal de qualidade diante dos desafios do país, mas a compreender a busca por uma educação integral, na qual se considera a pessoa humana em sua totalidade.

Missas com o Rito da Imposição das Cinzas serão celebradas em diversas paróquias de Mogi Mirim, abrindo o tempo da Quaresma (Foto: Divulgação/Paróquia São Joaquim e Sant’Ana)
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Veja mais
Confira mais notícias
Edições semanais
EDITORIAL
Capa Nelson Theodoro

Siga a comarca nas redes sociais

site_mobile_menu

Siga A Comarca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp