A Comarca

Praça 250 anos recebe Conversa de Mulher, neste 8 de março

Ana Paula Meneghetti

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o grupo Mulheres em ação convida toda a comunidade para o evento Conversa de Mulher, que será realizado nesta terça-feira, 8, na Praça 250 anos Jornalista Valter Abrucez , a partir das 17h.

A proposta é promover um encontro com diálogos, ministrados por mulheres, e que abordem os diversos temas em respeito ao público feminino, como a representatividade na política, inclusão, relacionamento, mercado de trabalho, empreendedorismo, entre outros assuntos.

“Nós, mulheres, queremos respeito, igualdade e liberdade de escolha e opinião”, destaca o cartaz de divulgação do evento. Além dessa roda de conversa, haverá uma apresentação artística, com a leitura de poesias, e uma pausa para um café, momento compartilhado entre os presentes.

A Praça 250 fica à Avenida Santo Antônio, em frente ao Centro Cultural Professor Lauro Monteiro de Carvalho e Silva, no Centro de Mogi Mirim.

Igualdade de gênero
Dia 8 de março é especialmente mais um dia de luta. Especialmente porque a data relembra as batalhas sociais, políticas e econômicas das mulheres e serve, cada vez mais, para reivindicar a igualdade de gênero com protestos realizados mundialmente. Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher é celebrado desde o início do século 20.

Até hoje, ainda é muito comum as pessoas considerarem o 8 de março apenas como um dia de homenagens quando, diferente de outras datas comemorativas e comerciais, trata-se de um marco histórico, originalmente ligado à luta e massacres de mulheres que trabalhavam em fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

Neste ano, o tema do Dia Internacional da Mulher é “Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável”, reconhecendo a contribuição de mulheres e meninas em todo o mundo, que estão liderando a tarefa de adaptação às mudanças climáticas, mitigação, e resposta, para construir um futuro mais sustentável para todas as pessoas e o planeta.

Segundo a ONU Mulheres, o avanço da igualdade de gênero no contexto da crise climática e a redução do risco de desastres é um dos maiores desafios globais do século XXI. As questões de mudança climática e sustentabilidade tiveram e continuarão a ter impactos severos e duradouros em nosso meio ambiente, desenvolvimento econômico e social.

Aqueles e aquelas que estão entre os mais vulneráveis e marginalizados sofrem os impactos mais profundos. As mulheres estão cada vez mais sendo reconhecidas como mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas do que os homens, pois constituem a maioria dos pobres do mundo e são mais dependentes dos recursos naturais que as mudanças climáticas mais ameaçam.

Ao mesmo tempo, mulheres e meninas são líderes e agentes de mudança eficazes e poderosos para a adaptação e mitigação do clima. Elas estão envolvidas em iniciativas de sustentabilidade em todo o mundo, e sua participação e liderança resultam em ações climáticas mais eficazes.

Continuar a examinar as oportunidades, bem como as restrições, para capacitar mulheres e meninas a terem voz e serem participantes iguais na tomada de decisões relacionadas às mudanças climáticas e à sustentabilidade é essencial para o desenvolvimento sustentável e maior igualdade de gênero. Sem igualdade de gênero hoje, um futuro sustentável e um futuro igualitário permanecem fora de nosso alcance.

 

Programação: Mulheres e Temas

– Carla F. Cruz
Relato pessoal sobre determinado tempo que esteve na UTI e venceu a Covid-19.

– Cristiane Borracini
O equilíbrio da mulher através da Constelação Familiar.

– Dayane Amaro
A importância da inclusão das mulheres com deficiência na sociedade.

– Elaine Cristina Navaro
Sinais que as mulheres devem perceber se estão em um relacionamento tóxico.

– Flávia Abreu
O desafio de ser mulher negra é a luta pela sobrevivência.

– Geralvina Ferreira dos Santos
Cooperativismo no trabalho e a contribuição para a valorização das mulheres.

– Márcia Mafei
O empreendedorismo comandado por mulheres.

Participação especial

– Vereadora Luzia Cristina Cortez Nogueira (PDT)
A participação das mulheres na política nos tempos de hoje.

Atração artística

– Adriana Simoni
Leituras poéticas.

 

SERVIÇO

Conversa de Mulher

Quando: amanhã, 8 de março

Horário: a partir das 17h

Local: Praça 250 anos Jornalista Valter Abrucez – Avenida Santo Antônio, Centro/Mogi Mirim.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Veja mais
Confira mais notícias
Edições semanais
EDITORIAL
Capa Nelson Theodoro

Siga a comarca nas redes sociais

site_mobile_menu

Siga A Comarca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp