A companhia de distribuição de energia Elektro vem promovendo desde o dia 28 de fevereiro, em Mogi Mirim, a campanha “Energia + Eficiente”, que consiste em entregar gratuitamente para a população até cinco lâmpadas de LED (aquelas mais modernas e mais econômicas), recebendo em troca lâmpadas de modelos mais antigos, como as incandescentes, halógenas e fluorescentes.
A COMARCA apurou que uma lâmpada nova, como essa que é entregue na campanha da Elektro, custa entre R$ 8 e R$10 nas casas de material elétrico. A pessoa interessada leva ainda para casa uma espécie de cartilha com recomendações para economia de energia.
Para receber as lâmpadas, o titular da conta de energia tem de levar até o local sua conta de luz, documento de identidade e as lâmpadas antigas. O ponto de troca ficará instalado até quarta-feira, 9, em frente à Paróquia de São Joaquim e Sant’Ana, no Jardim Nazareth, zona norte da cidade. Na quinta, dia 10, e na sexta, 11 – no último dia de permanência da equipe aqui na cidade – o ponto de troca estará operando na Praça Harmonia, no Jardim Flamboyant.

A contar do dia 28 de fevereiro, quando o programa chegou ao Linda Chaib, até sexta-feira passada (dia 4 de março) quando o contêiner da empresa ficou instalado no Jardim do Lago (ambos na zona leste da cidade), já haviam sido entregues pouco mais de mil lâmpadas. A única forma de divulgação da presença do projeto na cidade é feita por um carro de som.
O supervisor de processo, Alexandre Nicolau Rocha, que atua no atendimento aos interessados, informou que o programa existe desde 2019 com objetivo de focalizar a população de menor renda para que tenham redução de consumo e consequentemente uma conta de luz mais barata.
Segundo ele, essa é a segunda vez que a equipe da Elektro vem a Mogi Mirim para realizar as trocas. Na primeira oportunidade, em 2020, a iniciativa foi atrapalhada pela pandemia, daí a decisão da coordenação do programa em promover um repeteco aqui na cidade. Os locais onde o contêiner tem permanecido foram indicados pela Secretaria de Promoção Social do município, segundo informou Rocha.