A Comarca

Mês da Mulher é tema de exposição na Etec

Teve início na última quinta-feira, 3, na Escola Técnica (Etec) Pedro Ferreira Alves, uma exposição intitulada Simplesmente Mulher, em homenagem à passagem do Dia Internacional da mulher, comemorado nesta terça-feira, dia 8 de março.

A mostra foi idealizada pela professora de Artes, Judite dos Santos Gonçalves, e foi montada em um dos corredores da escola, junto ao setor administrativo. Ela contou para A COMARCA que começou a pensar na montagem da exposição já a partir do retorno das atividades escolares presenciais, no começo de fevereiro.

A exposição, voltada para o público interno, reúne trabalhos “modernos e acadêmicos” de 18 artistas da cidade, convidados por Judite, a indicar uma obra que guardasse relação com o tema proposto, desde pinturas em tela, gravuras, desenhos e montagens que compõem um mosaico diversificado, expressando a predileção dos artistas convidados.

Do outro lado do corredor, estão expostos os trabalhos realizados por estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Judite conta que delegou-lhes a tarefa de expressar, em folhas de tamanho A4 e usando o que chama de “técnica livre”, o entendimento do público masculino e feminino a respeito do tema “mulher”. Ao todo, são cerca 350 alunos divididos em nove turmas. Para melhor otimizar a tarefa, determinou que os trabalhos fossem realizados em duplas e, ao final, os próprios alunos seriam responsáveis pela seleção de dois trabalhos por turma – um dos meninos e outro das meninas – para serem expostos no painel destinado às interpretações masculina e feminina relativas ao tema trabalhado.

Satisfeita com o resultado final, a idealizadora comentou que esta mostra será a primeira ao longo do ano de uma série já projetada dentro de sua disciplina, incentivando a ideia da reativação deste “corredor cultural”, que já existiu anteriormente e que, segundo ela, estava desativado. “Teremos outras exposições ao longo do ano, tendo como parâmetro datas comemorativas importantes”, adiantou.

MAIORIA
A exposição Simplesmente Mulher e a data do Dia Internacional da Mulher na Etec mogimiriana ocorrem dentro de um contexto no qual o público feminino se consagra como maioria dentro de uma instituição de ensino que já foi sinônimo de reduto masculino. Conforme dados fornecidos pela secretaria da escola, dos cerca de 1,6 mil alunos matriculados (na sede e outras três unidades que funcionam externamente), 56% são de estudantes do sexo feminino.

Alunas se posicionam junto aos trabalhos realizados e selecionados pelos próprios estudantes (Foto: A COMARCA)
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Veja mais
Confira mais notícias
Edições semanais
EDITORIAL
Capa Nelson Theodoro

Siga a comarca nas redes sociais

site_mobile_menu

Siga A Comarca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp