A Comarca

Bombeiros já registram aumento no número de queimadas

Após um período chuvoso registrado entre dezembro e janeiro, uma longa fase de estiagem se anuncia. Em fevereiro, as chuvas ficaram abaixo da média para o período e, segundo previsão do Centro de Pesquisas Climáticas (Cepagri) da Unicamp, este cenário deverá se repetir entre os meses de março e maio.

Essa combinação de tempo seco e calor acende o sinal de alerta dos bombeiros da região, por causa das queimadas. Na quarta-feira, o Corpo de Bombeiros de Mogi Guaçu atendeu a uma ocorrência na área verde localizada nas proximidades do “Morro do Sufoco”, região Leste da cidade. Os agentes informaram que a chamada partiu do telefone 193. Foram deslocados três agentes, que utilizaram água e abafadores para impedir que o fogo consumisse a vegetação cortada pela Prefeitura há cerca de dez dias atrás.

Segundo os agentes, esse tipo de situação começa a se tornar recorrente, com o agravante de que a base dos Bombeiros da Polícia Militar (PM), em Mogi Guaçu, tem que atender ocorrências das cidades da região. No entendimento da equipe que participava da operação, as ocorrências começaram mais cedo neste ano.

Ocorrências
Essa percepção também foi manifestada pelo coordenador dos Bombeiros de Mogi Mirim, Luiz Roberto Di Martini. Segundo o coordenador, em média, as equipes estão atendendo entre uma e duas ocorrências por dia. Na manhã desta quinta-feira, 10, quando a reportagem de A COMARCA esteve na sede da Secretaria de Segurança Pública, uma equipe tinha acabado de ser deslocada para atender a uma solicitação para conter o fogo que se alastrava em uma localidade da área urbana. “Daqui para frente, a tendência é o aumento do número de ocorrências”, frisou.

Di Martini, coordenador dos bombeiros da cidade: temporada de combate às queimadas está apenas começando (Foto: A COMARCA)
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Veja mais
Confira mais notícias
Edições semanais
EDITORIAL
Capa Nelson Theodoro

Siga a comarca nas redes sociais

site_mobile_menu

Siga A Comarca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp