A Comarca

Mogimiriana é campeã de tênis nos Estados Unidos

Diego Ortiz

A tenista mogimiriana Giovana Schincariol Delatorre Barbosa, de 15 anos, sagrou-se campeã do torneio Newport Women’s Open, na cidade de Newport Beach, no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), nos dias 26 a 28 de fevereiro. Representando o colégio Weil Tennis Academy, de Ojai, na Califórnia, onde estuda desde o segundo semestre de 2021, conquistou o título na categoria Women’s B Flight.

Como a competição tinha número ímpar de participantes e Giovana era a mais bem ranqueada, se classificou diretamente para a semifinal. Na estreia, venceu uma costarriquenha por 2 sets a 0, com dupla parcial de 6/1. Na final, derrotou uma norte-americana por 2 a 0, com parciais de 6/1 e 6/2. “Por conta de eu ter sido campeã, eu ganhei um wild card para jogar uma categoria acima no próximo torneio, Women’s A Flight”, revelou Giovana.

A conquista teve um peso importante no aspecto emocional, pois a tenista não atravessava uma fase boa desde o início de 2022. Em janeiro, quando estava em férias no Brasil, contraiu Covid-19, o que atrasou seu retorno aos EUA. Para piorar, a doença afetou o desempenho esportivo.

“Tive muitos sintomas que acabaram prejudicando o meu rendimento, fiquei muitos dias sem treinar e quando voltei para cá, as coisas não estavam saindo do jeito que eu esperava, o que me abalou muito psicologicamente. Essa conquista foi muito importante para voltar a ter confiança no meu jogo e movimentos, e acredito que de agora em diante as coisas voltem a melhorar”, confia a tenista. Em novembro, Giovana havia sido vice-campeã do torneio New Port Beach.

A tenista quer seguir disputando torneios na cidade californiana e deseja jogar competições da United States Tennis Association (USTA) e juniores da International Tennis Federation (ITF). Giovana pretende aumentar sua pontuação UTR (Universal Tennis Ratings), um sistema universal de pontuação para se habilitar a competições mais fortes. Nos EUA, já disputou o Eddie Herr International Tennis Championship, promovido pela ITF, considerado um dos torneios juvenis mais importantes do mundo.

Giovana revelou estar se adaptando bem ao idioma inglês e fazendo amizades com pessoas de diferentes nacionalidades. “A única parte que está sendo mais sofrida é a comida, aqui as coisas não são tão saudáveis e naturais como no Brasil, e estou sentindo muita falta disso, além de que a comida é mais apimentada e estou tendo que me adaptar a isso”, contou.

Conquista teve peso importante no aspecto emocional, pois a tenista não atravessava uma fase boa desde o início do ano, quando contraiu Covid-19 (Foto: Val Menato Fotografia)
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Veja mais
Confira mais notícias
Edições semanais
EDITORIAL
Capa Nelson Theodoro

Siga a comarca nas redes sociais

site_mobile_menu

Siga A Comarca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp