A Comarca

Economia da região de Campinas cresceu 7,6% em 2021

A economia da Região Administrativa (RA) de Campinas avançou 7,6% no acumulado de 12 meses e está entre os destaques das regiões paulistas, segundo os dados do Produto Interno Bruto (PIB), do 4º trimestre, apurados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).

Os setores que mais apresentaram taxas positivas foram o da indústria (6,5%) e dos serviços (8,0%). A agropecuária teve decréscimo de 3,7%. Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, já descontados os efeitos sazonais, houve acréscimo de 0,6%.

A RA de Campinas é composta por 90 municípios, incluindo Mogi Mirim, Mogi Guaçu e Itapira, entre outras cidades da região. É uma região suprida por grande malha rodoviária, em que se destacam as rodovias Anhanguera e Bandeirantes, ligando a região a São Paulo e ao interior do estado. Há também ferrovia operada pela Ferroban, além de inúmeras estradas vicinais.

RA de Campinas é composta por 90 municípios, incluindo Mogi Mirim, Mogi Guaçu e Itapira, e tem o mais expressivo parque industrial do interior do estado (Foto: Luiz Granzotto/Prefeitura de Campinas)

Ainda é caracterizada por uma agricultura moderna e diversificada e pelo mais expressivo parque industrial do interior do estado. Campinas, por exemplo, é a segunda região do estado de São Paulo em valor de produção industrial, atrás apenas da Região Metropolitana de São Paulo, e responsável por mais de 10% do total da produção industrial nacional.

Várias cidades da região têm no turismo a sua principal atividade econômica, como é o caso das estâncias hidrominerais de Atibaia, Serra Negra, Águas de Lindóia, Águas de São Pedro, Amparo e Lindóia, conhecidas pela qualidade terapêutica de suas águas.

 

PIB paulista avança 5,7% em 2021

A pesquisa do Seade indicou ainda que, em 2021, o PIB do estado de São Paulo aumentou 5,7% e houve expansão da economia em todas as regiões paulistas com destaque para a RA de Sorocaba (9,7%), RA de Campinas (7,6%), RA de Bauru (7,1%), RA de Itapeva (6,2%) e RA de Santos (6,0%).

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Veja mais
Confira mais notícias
Edições semanais
EDITORIAL
Capa Nelson Theodoro
Capa Pacóla
EDITORIAL

Siga a comarca nas redes sociais

site_mobile_menu

Siga A Comarca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp