A Comarca

Faculdade Santa Lúcia oferece assistência psicológica gratuita

A partir do dia 29 deste mês, a Faculdade Santa Lúcia de Mogi Mirim passa a oferecer assistência psicológica gratuita à população por meio do Núcleo de Psicologia Aplicada (NPA). O programa pioneiro é voltado para todas as pessoas.

Os interessados neste tipo de atendimento podem se inscrever por meio de um formulário online, disponibilizado no link https://santalucia/nucleo-de-psicologia/. Os profissionais da rede de saúde municipal ou instituições que prestam serviços à comunidade também podem fazer encaminhamentos, utilizando o mesmo formulário.

Nos últimos anos, o Brasil tem mostrado queda em seus índices de saúde mental, com uma piora acentuada nas condições emocionais da população. O país caiu nove posições no ranking global da felicidade, de acordo com o relatório elaborado pela empresa de pesquisas Gallup em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Agora, o Brasil ocupa o 41º lugar desse ranking. No ano passado, o país ocupava a 32ª posição entre 150 países pesquisados. A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) também ajudou a agravar o problema. O que se constata é o aumento preocupante do sofrimento psíquico e de quadros como ansiedade, estresse, depressão, entre outros.

Pandemia
A pandemia, somada à crise social e financeira, tem ampliado de forma significativa a necessidade de cuidados em saúde mental. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, por encomenda do Fórum Econômico Mundial, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou em alguma medida ou piorou muito em 2020. Essa porcentagem só foi maior em quatro países: Itália (54%), Hungria (56%), Chile (56%) e Turquia (61%).

Nesse contexto, aumenta a importância da inauguração de um serviço que irá ofertar assistência psicológica de qualidade e gratuita à população de Mogi Mirim. Além das unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), os mogimirianos poderão contar com mais um espaço profissional de escuta, acolhimento e cuidado em saúde mental.

Segundo a Santa Lúcia, o programa também confirma o compromisso da faculdade em colaborar com a comunidade, indo ao encontro das necessidades da população e oferecendo seus serviços em benefício de todos cidadãos. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Faculdade Santa Lúcia pelos telefones (19) 3806-3996 ou (19) 99831-3118 (WhatsApp).

Além dos Caps, mogimirianos poderão contar com mais um espaço profissional de escuta, acolhimento e cuidado em saúde mental (Foto: Divulgação)
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Veja mais
Confira mais notícias
Edições semanais
EDITORIAL
Capa Nelson Theodoro

Siga a comarca nas redes sociais

site_mobile_menu

Siga A Comarca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp