A Comarca

Pela seleção brasileira, garotas do Clube Mogiano são vice na Argentina

Diego Ortiz

Defendendo a seleção brasileira, a lateral-direita Lívia Mussato, de 17 anos, e a defensora Letícia Costa, de 16, jogadoras do Clube Mogiano, sagraram-se vice-campeãs do Sul-Centro Americano Juvenil de handebol de areia, em Buenos Aires, na Argentina. O vice-campeonato também contou com o técnico Bruno Camargo, do Recanto, auxiliar-técnico da seleção, que tem como treinador Luigi Francavilla, de Niterói, e Verônica Elias, de João Pessoa, como outra auxiliar.

Na final, no dia 25 de março, o Brasil perdeu para a Argentina, as donas da casa, por 2 sets a 1, de virada. A seleção brasileira venceu o primeiro set por 17 a 16. No segundo, a Argentina venceu por 18 a 10. A decisão do título foi para o shoot-out, o set de desempate em formato de uma espécie de pênalti em movimento e a Argentina venceu por 8 a 6.

O vice-campeonato garantiu a classificação para o Mundial, na Grécia. As vagas eram garantidas apenas para os dois finalistas. O Uruguai venceu a disputa pelo terceiro lugar contra o Paraguai. O Chile terminou na quinta posição.

Campanha
Na primeira fase, as cinco seleções jogaram entre si em turno e grupo únicos, com os dois primeiros avançando para a final e o terceiro e quarto colocados fazendo a disputa da terceira posição. Na estreia, no dia 23, a seleção brasileira derrotou o Uruguai por 2 a 0, com parciais de 16 a 14 e 20 a 18. No dia 24, o Brasil venceu dois jogos por 2 a 0, contra Chile e Paraguai. Diante do Paraguai, que estava invicto, as parciais foram de 16 a 4 e 16 a 13. Contra o Chile, foram de 24 a 16 e 16 a 9.

No dia 25, o Brasil chegou para o último jogo da primeira fase como o único invicto e teve a invencibilidade quebrada pela Argentina, que venceu por 2 a 0, com parciais de 17 a 10 e 18 a 12. A vitória garantiu a liderança da primeira fase para a Argentina e o Brasil terminou em segundo lugar, com os dois se classificando para a final. Brasil, Argentina e Paraguai terminaram a primeira fase com seis pontos cada. A única derrota da Argentina foi para o Paraguai por 2 a 1. Pelo saldo de sets, a Argentina, ficou em primeiro, com cinco.

O Brasil, com seis vitórias de set e duas derrotas, teve saldo de quatro. O Paraguai ficou em terceiro com saldo dois. Como o Brasil chegou invicto em sets para o último jogo contra a Argentina e com saldo impossível de ser alcançado pelo Paraguai, já havia garantido a vaga à final e para o Mundial, pois estava, no mínimo, com a segunda colocação sacramentada.

Antes do Mundial da Grécia, que será em junho, a seleção brasileira terá outro compromisso, os Jogos Sul-Americanos da Juventude, em Rosário, na Argentina, de 4 a 7 de maio. O evento terá participação de 15 países e 26 modalidades. Letícia e Lívia foram chamadas também para esta competição. A convocação para o Mundial será feita posteriormente.

Argentina
O vice-campeonato do Sul-Centro Americano não foi a primeira conquista de Bruno Camargo e Lívia Mussato pela seleção na Argentina. Em 2018, na modalidade indoor, na quadra, Lívia, então aos 14 anos, era uma das mais experientes do elenco da seleção brasileira na conquista do Sul-Americano Infantil de Seleções, na Argentina. Com Bruno como técnico, a seleção foi representada pelo Clube Mogiano, que havia sido o campeão brasileiro da categoria naquele ano.

Paulista
As atletas Laura Franco, Maria Luiza Dovigo, Flávia Rodrigues, Ana Kalu e Lauendy participaram da seletiva paulista para compor a seleção cadete do Estado de São Paulo. A seletiva visa a formação de um time para a disputa do Campeonato Brasileiro de seleções, em agosto, no Rio de Janeiro.

Lhesp
O Clube Mogiano estreou nos campeonatos de 2022 da Liga de Handebol do Estado de São Paulo (Lhesp), no dia 26. Pela categoria cadete, venceu Mococa por 31 a 13. Pelo juvenil, derrotou o ACH/Águias Campinas pelo placar de 34 a 6. Os jogos foram disputados na Faculdade Anhanguera, em Campinas. O Recanto volta a jogar no dia 10, um domingo. Às 9h, pela categoria cadete, encara o Funvic/Fábio Turismo/Mococa, no Ginásio Antonio Bonel Guerreiro, no Clube Mogiano. Às 11h30, pelo juvenil, joga contra o Selam/15 Pira, no mesmo local.

Defensora Letícia Costa (camisa número 6), ao lado da lateral-direita Lívia Mussato, durante duelo diante da seleção argentina, em Buenos Aires; antes Brasil havia vencido as seleções do Chile, Paraguai e Uruguai (Foto: Reprodução Facebook/Confederação Argentina de Handebol – CAH)
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Veja mais
Confira mais notícias
Edições semanais
EDITORIAL
Capa Nelson Theodoro

Siga a comarca nas redes sociais

site_mobile_menu

Siga A Comarca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp