A Comarca

Feriado de Tiradentes pode ter nova frente fria sobre São Paulo

Assim como ocorreu no feriado de Sexta-Feira Santa, celebrado na região com a chegada de uma frente fria que derrubou as temperaturas, a previsão para quinta-feira, 21 de abril, feriado de Tiradentes, é de que essa situação se repita. Pelo menos é o que prevê o Climatempo, uma das empresas de monitoramento do clima de maior credibilidade no país.

Segundo o Climatempo, a previsão é de que uma frente fria, que se desloca a partir do Rio Grande do Sul, atinja o estado de São Paulo exatamente a partir da quinta, elevando a possibilidade de ocorrência de chuvas na capital, no litoral paulista e, com menor intensidade, na faixa leste, onde fica Mogi Mirim, especialmente na sexta-feira, 22.

Amplitude térmica
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por outro lado, projeta feriado com tempo firme na cidade e com temperaturas em elevação. O Inmet prevê que a mínima deverá atingir, na quinta-feira, 16°C e a máxima, 32°C, consagrando aquilo que, na linguagem técnica dos estudiosos do clima, é conhecido como “amplitude térmica”, a diferença entre a máxima e a mínima.

Para fazer um tira-teima, A COMARCA foi saber o que projeta outro instituto, este sediado na região, também entre os mais conceituados do país. Trata-se do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), órgão vinculado à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Segundo dados disponibilizados pelo Cepagri, as condições se mostram favoráveis para a manutenção do tempo firme, com temperaturas em elevação e amplitude térmica, frio de manhã e calor no período da tarde. O instituto faz ainda um alerta no sentido de que a umidade relativa do ar pode cair na casa dos 30%, o que já inspira maior cuidado das pessoas, e também projeta possibilidade de chuvas – de baixa intensidade – em algumas regiões do estado de São Paulo, para o sábado, dia 23.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Veja mais
Confira mais notícias
Edições semanais
EDITORIAL
Capa Nelson Theodoro

Siga a comarca nas redes sociais

site_mobile_menu

Siga A Comarca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp