A Comarca

Cidades recebem projeto Baú de Histórias, que incentiva a leitura pelo público infantil

Cultivar o hábito da leitura traz uma série de benefícios que perduram ao longo da vida. A interação proporcionada ali – entre o livro, sua textura, as histórias, etc. – auxilia no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e intelectual das crianças, melhorando o vocabulário, a fala e o rendimento escolar. Em função disso, a literatura é considerada uma importante ferramenta para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo, especialmente durante o processo de formação do indivíduo.

Com esse pano de fundo, o projeto Baú de Histórias supre uma demanda literária com bibliotecas para suporte nas ações difusoras da literatura e oferecimento de oficinas de contação de histórias. Montado em MDF, os baús contêm gavetas, bancos, prateleiras e mesas integradas, que armazenam todo o acervo de livros, fantoches, jogos, brinquedos lúdicos e materiais pedagógicos em geral.

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Baú de Histórias é realizado pelo Ministério do Turismo através da Secretaria Especial de Cultura, com produção da Incentivar e patrocínio da Renovias.

Em setembro de 2021, 15 instituições das cidades de Mogi Mirim, Mococa, Águas da Prata, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, Vargem Grande do Sul, Espírito Santo do Pinhal e Mogi Guaçu já receberam seus Baús de Histórias.

Durante o mês de abril, outras 18 instituições de oito cidades receberão as estruturas, começando por São José do Rio Pardo. Depois o projeto passa por São Mococa, Santo Antônio de Posse, Vargem Grande do Sul, Águas da Prata, Espírito Santo do Pinhal, Mogi Guaçu e, por fim, em Mogi Mirim. As escolas municipais mogimirianas que receberão o Baú de Histórias neste ano serão Professor Alfredo Bérgamo (Caic), Professora Ana Isabel da Costa Ferreira e Nelson Neves de Souza, todas na região Leste.

Incentivadora do projeto nos municípios da região, a Renovias acredita no poder de transformação das comunidades através de projetos sociais, culturais e esportivos que venham a somar na construção de um mundo mais justo e com mais oportunidades. Por isso, ações como o “Baú de Histórias” são apoiadas pela concessionária. “Já entregamos dezenas de ‘Baús de Histórias’ em nossa região e é evidente a empolgação das crianças e das equipes pedagógicas. Afinal, são ferramentas como essa que oportunizam um futuro melhor para as milhares de crianças que serão beneficiadas ao longo dos próximos anos”, pontua o presidente da Renovias, Rogério Cezar Bahú.

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, “Baú de Histórias” é realizado pelo Ministério do Turismo através da Secretaria Especial de Cultura, com produção da Incentivar e patrocínio da Renovias. (Foto: Divulgação)
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Veja mais
Confira mais notícias
Edições semanais
EDITORIAL
Capa Nelson Theodoro

Siga a comarca nas redes sociais

site_mobile_menu

Siga A Comarca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp