A Defesa Civil de Mogi Guaçu realizará, de maio até 30 de setembro, a Operação Estiagem, junto com a Operação Corta Fogo do Governo do Estado de São Paulo, para a prevenção de incêndios e outras ocorrências relacionadas a baixa umidade do ar. A ação teve início no domingo, 1°.
No dia 26 de abril, a equipe do órgão esteve no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para participar de treinamento organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com temática voltada para prevenção de desastres e avaliação de risco nos municípios. “A coordenadoria de Defesa Civil de Mogi Guaçu está em fase de reestruturação e, por isso, estamos participando de treinamento e convênios visando à prevenção de incêndios”, contou o tenente da PM e presidente da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec), Gildézio Cezário.

No período de estiagem, são consideradas de risco as áreas verdes do município e terrenos urbanos com vegetação, que têm prioridade de observação, monitoramento e enfrentamento de eventuais adversidades. “O objetivo da Operação Estiagem é prevenir ao máximo desastres naturais ou acidentes provocados pelas pessoas, minimizar danos, socorrer e assistir populações atingidas, reabilitar e recuperar áreas deterioradas”, comentou.
Para que as ações obtenham sucesso, a Defesa Civil conta com o apoio das Secretarias Municipais e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), com a logística de pessoal, equipamentos e com água de reuso não potável para o combate aos focos de incêndio.
Dicas para enfrentar a estiagem
- Hidrate-se;
- Use soro fisiológico nos olhos e narinas;
- Alimente-se bem, priorizando frutas e verduras que contenham vitamina C;
- Evite objetos que acumulem poeira, como tapetes, cortinas e pelúcias;
- Evite fazer exercícios físicos quando o ar estiver muito seco;
- Economize água e energia elétrica;
- Não faça queimada para limpeza de terreno ou destruição de lixo e fazer sempre o descarte no lugar indicado pela Prefeitura de Mogi Guaçu;
- Não jogar cigarros ou fósforos acesos às margens de ruas e rodovias e
- Não soltar balões, pois esta prática pode provocar acidentes aéreos e incêndio é crime ambiental.