O deputado estadual Danilo Balas (PL) esteve em Mogi Mirim no último dia 27 de abril, visitando a Secretaria Municipal de Segurança Pública, área que é uma das principais bandeiras do parlamentar. Ele foi recebido pelo secretário municipal Luiz Carlos Pinto, pelo comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Paulo Moraes, e pelo comandante do Corpo de Bombeiros Municipal, Luiz Roberto Di Martini.
Balas veio conhecer as instalações das duas corporações e ficou impressionado com a estrutura do Município na área de Segurança Pública. “Hoje, são poucas as cidades do estado com essa infraestrutura em termos de segurança”, elogiou. O parlamentar também veio saber como está a implantação do sistema Córtex na GCM.
Ele foi um dos responsáveis pela vinda desse sistema para a Guarda Civil de Mogi Mirim, uma vez que agilizou o processo junto ao Ministério da Justiça. O Córtex é uma tecnologia de inteligência artificial que usa a leitura de placas de veículos, por meio de milhares de câmeras, para rastrear alvos móveis em tempo real, inclusive pessoas.
“Mogi Mirim, que já possui a ‘Muralha Digital’, agora ficará interligada nacionalmente com os demais agentes de segurança dentro de um sistema infinitamente mais abrangente”, ressaltou. Aliás, no dia seguinte, o secretário de Segurança realizou a primeira reunião com seus pares para demonstrar o Córtex.

ARMAS
Balas também aproveitou a visita para informar Luiz Carlos sobre a doação de pistolas da Polícia Civil para a GCM. “O Estado já adquiriu novas armas e para que elas possam ser entregues aos policiais, é preciso remanejar as pistolas mais antigas”, explicou o deputado. A maioria das doações serão de pistolas Taurus 380 e .40, algumas, inclusive, ainda na caixa.
O parlamentar disse ao secretário de Segurança que seu gabinete sempre estará de portas abertas às demandas da GCM e do Corpo de Bombeiros Municipal. “Tenho um assessor no meu gabinete encarregado, especialmente, das GCMs”, revelou. Ele também se mostrou contrário a estadualização dos bombeiros municipais. “Uma corporação que funciona há mais de 40 anos já provou que deu certo”, resumiu.