A Comarca

Domingo ainda registra temperaturas baixas, mas frio perde força

Depois de uma massa de ar polar derrubar as temperaturas em todo o país, o frio começou a perder força neste domingo, 22. As manhãs e madrugadas ainda seguem geladas, mas a temperatura aumenta no período da tarde.

Segundo a estação do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), em Mogi Guaçu, a mínima neste domingo ficou na casa dos 7°C. Nos dias anteriores, os termômetros chegaram a marcar até 4,2°C. Já as temperaturas máximas, que ficaram entre 15°C e 16°C na quarta e na quinta, agora passam dos 23°C.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir desta segunda-feira, 23, todo o Centro-Sul do país deixa de sentir a sensação de frio intenso, que prevaleceu nos últimos dias.

Durante a próxima semana e até o fim do mês de maio, os dias seguem o padrão normal dentro da climatologia. A massa de ar seco segue atuando no Centro-Sul do Brasil, e os índices de umidade do ar tendem a cair.

Segundo os meteorologistas, os modelos meteorológicos indicam que, em meados de junho, há previsão para a chegada de uma nova massa de ar polar, que resulta em uma onda de frio tão intensa quanto a observada nos últimos dias.

CAMPO
As temperaturas baixas da última semana e ocorrência de geadas no Centro-sul do país poderão impactar os cultivos de milho e feijão de segunda safra, que se encontram em fases fenológicas sensíveis, além das hortaliças e das culturas perenes como o café, cana-de-açúcar e frutas.

Segundo o Inmet, outro fator importante é que a queda de temperatura e a maior intensidade de geada podem ocasionar a ocorrência da temperatura letal, ou seja, uma temperatura que promove danos mais graves e irreversíveis.

Os registros de temperaturas nas estações meteorológicas menores que 2°C na fase de florescimento, por exemplo, podem comprometer a cultura do milho, enquanto 1°C, nesta mesma fase, impacta severamente a cultura do feijão (o feijão é afetado por temperaturas mais altas que essa).

Por ser uma cultura pouco tolerante ao frio, no caso do café, a ocorrência de temperaturas abaixo de 0°C no abrigo podem provocar danos parciais ou totais à planta. Já para a cultura da banana, temperaturas inferiores a 4°C podem ocasionar danos nas folhas e prejudicar os frutos em formação. A ocorrência e intensidade de geadas podem ser amenizadas a depender do relevo e velocidade dos ventos.

(com informações da Agência Brasil)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Veja mais
Confira mais notícias
Edições semanais
EDITORIAL
Capa Nelson Theodoro
Capa Pacóla
EDITORIAL

Siga a comarca nas redes sociais

site_mobile_menu

Siga A Comarca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp