A Comarca

Chuvas de maio retardam ocorrência de queimadas em Mogi Mirim

Maio de 2022 termina com um índice de pluviosidade acima da média para o mês. Conforme dados disponibilizados pela estação do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), choveu 56,4 mm nos últimos 30 dias. A maior incidência foi em 15 de maio, com 19,3 mm. No mesmo período do ano passado, foram registrados apenas 19 mm, pouco mais de 1/3 do que choveu neste ano.

A maior incidência de chuva acaba trazendo um certo alívio para a Brigada de Incêndio da cidade. As chuvas que caem com certa regularidade desde o começo do ano têm mantido a vegetação mais verde, o que contribui para que o número de queimadas seja menor.

O coordenador da Defesa Civil local, agente Di Martini, informou que, até o mês de maio, foram registradas 36 ocorrências, a maior parte delas causadas por fogo em vegetação, na maioria dos casos, segundo ele, de baixa intensidade.

Em contrapartida, no mesmo período do ano passado, foram 96 atendimentos, alguns deles de grande monta, situação que se estendeu pelo menos até outubro, quando as chuvas retornaram. Foi uma das secas mais intensas em mais de 90 anos em toda a região Sudeste.

Apesar das condições aparentemente mais favoráveis neste ano, a Defesa Civil do Estado de São Paulo mobiliza, desde o final de abril, seus próprios recursos, em parceria com a Defesa Civil de todos os municípios de São Paulo, para engajamento na operação Corta Fogo.

A campanha, existente desde 2010, é focada na prevenção, com uma intensa preocupação educacional, procurando conscientizar as pessoas para que evitem colocar fogo em vegetação seca.

O coordenador da Defesa Civil local, agente Di Martini, informou que, até o mês de maio, foram registradas 36 ocorrências (Foto: Arquivo/A COMARCA)
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Veja mais
Confira mais notícias
Edições semanais
EDITORIAL
Capa Nelson Theodoro
Capa Pacóla
EDITORIAL

Siga a comarca nas redes sociais

site_mobile_menu

Siga A Comarca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp