A Comarca

Com fechamento do gripário, UPA terá um médico a mais das 10h às 22h

Com o fechamento do Ambulatório de Síndromes Gripais, que encerrou as atividades às 19h de terça-feira, 31, a Prefeitura de Mogi Mirim anunciou que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Leste terá um médico a mais, sempre das 10h às 22h, para absorver a demanda do gripário.

O Ambulatório de Síndromes Gripais foi instalado de forma emergencial na Santa Casa, em abril de 2020, no mesmo local onde funcionou, por anos, a Unidade de Atendimento Não Agendado (Uana). Contava com equipes formadas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e auxiliares, justamente para desafogar o alto número de atendimentos concentrados na UPA durante a pandemia de Covid-19.

Segundo a Prefeitura, o encerramento dos atendimentos no gripário acontece por fatores como avanço da vacinação, controle da pandemia e consequente diminuição de casos positivos da doença, principalmente os de casos graves. “Agora, mais de dois anos depois, Mogi Mirim se torna uma das últimas cidades da região a encerrar as atividades de seu Ambulatório de Síndromes Gripais”, reforçou a Administração.

Além disso, o encerramento se dá em cumprimento à Portaria do Ministério da Saúde nº 913/22 que encerra o estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus e da revogação da Portaria GM/MS nº 188/2020. Motivo pelo qual, o repasse do Governo Federal, destinado ao serviço exclusivo da patologia, foi cancelado, assim como o respaldo legal para manter os contratos vigentes.

EM ESTUDO
Promessa de campanha do prefeito Paulo Silva, a instalação de uma nova UPA na região central da cidade está atualmente em fase de estudos pela Prefeitura. A unidade deverá contar com um serviço mais complexo do que o ofertado no gripário, tanto em tamanho de equipes, em equipamentos, em insumos em saúde.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Veja mais
Confira mais notícias
Edições semanais
EDITORIAL
Capa Nelson Theodoro
Capa Pacóla
EDITORIAL

Siga a comarca nas redes sociais

site_mobile_menu

Siga A Comarca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp